São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wilson fará mostra sobre coreógrafa

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para abril do próximo ano, Bob Wilson prepara uma exposição sobre a coreógrafa e dançarina japonesa Suzushi Hanayagi para o Museu Guggenheim, de Nova York. Formada na tradição do butô, Hanayagi participou das experimentações com o corpo na Judson Church, de Nova York, nos anos 1960, onde conheceu Wilson.
Colaboradores em muitas performances, o diretor contou, após a sabatina, que havia perdido totalmente o contato com sua amiga, até que descobriu, no ano passado, que ela estava internada numa clínica, no Japão, sofrendo de Alzheimer. "Decidi visitá-la, no mês passado, e passamos algumas horas juntos. Ela me olhava como se não me conhecesse, até que eu fiz um gesto e ela respondeu também gestualmente. Um pouco depois ela disse que continuava dançando em sua mente", contou Wilson.
Por isso, o título da mostra deverá ser "Cool - Dançando na Mente", trocadilho com a palavra inglesa "cool" (legal), significado de seu nome em japonês.
Wilson exibirá no Guggenheim documentários dos anos 60 sobre Hanayagi e fará vídeo-retratos com fotos da artista. Na tela de um laptop, o assistente do diretor mostrou algumas dessas imagens à Folha, entre elas uma série onde Hanayagi aparece ao lado de seu neto.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Na platéia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.