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CINEMA/CRÍTICA
Livro de Leroy inspira fábula gótica sobre a infância
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A polêmica em torno da verdadeira personalidade do escritor J.T. Leroy, que veio à tona há poucas semanas, não empalidece, ao contrário, o interesse de
sua ficção. Some a aura autobiográfica, e se intensifica o poder da
imaginação de suas histórias, seja
lá quem for o autor delas.
"Maldito Coração", adaptação
para o cinema das histórias curtas
reunidas em "The Heart Is Deceitful Above All Things" (segundo livro de Leroy, que ganha publicação no Brasil em março), funciona como exato contraponto ao
"nonsense" da polêmica, pois faz
da ficção seu muito mais potente
motor e ganha em revelação mais
do que qualquer narrativa supostamente baseada em fatos reais.
O filme, dirigido por Asia Argento (filha de Dario Argento, um
dos mestres do terror à italiana),
segue os percalços de um garoto
que é devolvido à mãe depois de
criado por pais adotivos. Sarah, a
mãe, é uma junk que se prostitui
em bares de estrada e expõe o garoto a todos excessos (drogas,
abusos, violência). Quando escapa do inferno doméstico, Jeremiah cai sob as garras da assistência social, que o devolve aos avós,
cristãos fundamentalistas equiparáveis em atitudes educativas ao
próprio demo.
Mas Argento não desperdiça
seu tempo e o de seu público com
lições de moral e com isso ganha
pontos. Em seu filme, a infância
não é idílica ou inocente. Do ponto de vista do garoto, de onde o filme é narrado, ser criança é a mesma coisa que protagonizar um filme de terror. E nestes não há mal
que se oponha com eficácia ao
bem, a monstruosidade está por
toda parte e a sobrevivência implica em oferecer seu próprio sangue em sacrifício.
A diretora acentua o aspecto gótico dessa fábula com recursos no
limite do expressionismo. Movimentos de câmera vertiginosos,
efeitos de aceleração e de desaceleração da imagem e perspectivas
acentuadas funcionam como tradução das experiências da criança
por esse mundo que nem a acolhe
nem a repele e servem para desvencilhar a narrativa de qualquer
compromisso com o realismo
(em particular os de origem biográfica ou não do autor do livro).
Já a presença magnética da própria Asia no papel de Sarah, num
visual "punk destroy" que cai como luva em seu temperamento,
só intensifica o estranho jogo de
atração e repulsão entre ela e o filho. Com seu olhar atônito,
Jimmy Bennett (que encarna Jeremiah na primeira infância) traduz
com perfeição sua experiência do
pesadelo. Se já não bastasse, Asia
ainda conta com a presença amiga de uma longa lista de ícones
pop-cinematográficos, que inclui
Peter Fonda, Ornela Mutti, Marilyn Manson e Michael Pitt (o
"Kurt Cobain" do "Last Days", de
Gus van Sant).
Ao mesmo tempo independente e na trilha do pai, cuja arte consiste na força de seus delírios visuais, Asia Argento resume numa
única cena a crença que sustenta
seu filme e o cinema. Jeremiah
abandonado numa casa desenha
amigos na parede do quarto. Assim ele aprende que, além de ser
mãe da poesia, é a imaginação que
nos mantém vivos.
(CÁSSIO STARLING CARLOS)
Maldito Coração
The Heart Is Deceitful Above All Things
Direção: Asia Argento
Produção: EUA/Inglaterra/França/Japão, 2004
Com: Asia Argento, Jimmy Bennett
Quando: em cartaz nos cines Vitrine e Top Cine
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