São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 2006

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CINEMA/CRÍTICA

Livro de Leroy inspira fábula gótica sobre a infância

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A polêmica em torno da verdadeira personalidade do escritor J.T. Leroy, que veio à tona há poucas semanas, não empalidece, ao contrário, o interesse de sua ficção. Some a aura autobiográfica, e se intensifica o poder da imaginação de suas histórias, seja lá quem for o autor delas.
"Maldito Coração", adaptação para o cinema das histórias curtas reunidas em "The Heart Is Deceitful Above All Things" (segundo livro de Leroy, que ganha publicação no Brasil em março), funciona como exato contraponto ao "nonsense" da polêmica, pois faz da ficção seu muito mais potente motor e ganha em revelação mais do que qualquer narrativa supostamente baseada em fatos reais.
O filme, dirigido por Asia Argento (filha de Dario Argento, um dos mestres do terror à italiana), segue os percalços de um garoto que é devolvido à mãe depois de criado por pais adotivos. Sarah, a mãe, é uma junk que se prostitui em bares de estrada e expõe o garoto a todos excessos (drogas, abusos, violência). Quando escapa do inferno doméstico, Jeremiah cai sob as garras da assistência social, que o devolve aos avós, cristãos fundamentalistas equiparáveis em atitudes educativas ao próprio demo.
Mas Argento não desperdiça seu tempo e o de seu público com lições de moral e com isso ganha pontos. Em seu filme, a infância não é idílica ou inocente. Do ponto de vista do garoto, de onde o filme é narrado, ser criança é a mesma coisa que protagonizar um filme de terror. E nestes não há mal que se oponha com eficácia ao bem, a monstruosidade está por toda parte e a sobrevivência implica em oferecer seu próprio sangue em sacrifício.
A diretora acentua o aspecto gótico dessa fábula com recursos no limite do expressionismo. Movimentos de câmera vertiginosos, efeitos de aceleração e de desaceleração da imagem e perspectivas acentuadas funcionam como tradução das experiências da criança por esse mundo que nem a acolhe nem a repele e servem para desvencilhar a narrativa de qualquer compromisso com o realismo (em particular os de origem biográfica ou não do autor do livro).
Já a presença magnética da própria Asia no papel de Sarah, num visual "punk destroy" que cai como luva em seu temperamento, só intensifica o estranho jogo de atração e repulsão entre ela e o filho. Com seu olhar atônito, Jimmy Bennett (que encarna Jeremiah na primeira infância) traduz com perfeição sua experiência do pesadelo. Se já não bastasse, Asia ainda conta com a presença amiga de uma longa lista de ícones pop-cinematográficos, que inclui Peter Fonda, Ornela Mutti, Marilyn Manson e Michael Pitt (o "Kurt Cobain" do "Last Days", de Gus van Sant).
Ao mesmo tempo independente e na trilha do pai, cuja arte consiste na força de seus delírios visuais, Asia Argento resume numa única cena a crença que sustenta seu filme e o cinema. Jeremiah abandonado numa casa desenha amigos na parede do quarto. Assim ele aprende que, além de ser mãe da poesia, é a imaginação que nos mantém vivos.
(CÁSSIO STARLING CARLOS)

Maldito Coração
The Heart Is Deceitful Above All Things
   
Direção: Asia Argento
Produção: EUA/Inglaterra/França/Japão, 2004
Com: Asia Argento, Jimmy Bennett
Quando: em cartaz nos cines Vitrine e Top Cine


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