São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

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OS CINCO MAIS

"O AMOR É MAIS FRIO QUE A MORTE" (1969)
Em sua estréia o diretor mistura as influências de Godard, Brecht e filmes policiais para interpretar as relações afetivas como jogos de dominação e destruição

"AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT" (1972)
O teatro de Brecht encontra o cinema de Douglas Sirk neste ensaio cruel sobre uma estilista para quem paixão só rima com submissão

"O ANO DAS TREZE LUAS" (1978)
Na trajetória de um híbrido de gêneros, o transexual Erwin/ Elvira, o diretor traça uma crônica pessimista sobre o poder dos sentimentos

"O DESESPERO DE VERONIKA VOSS" (1981)
Um melodrama expressionista que se expande até os limites do terror sobre uma atriz decadente, na qual Fassbinder mistura sua situação pessoal e os destinos da Alemanha no pós-guerra

"QUERELLE" (1982)
O fecho de ouro de uma obra fascinante sobre a dinâmica incontrolável do desejo e com o qual confirma que o amor é mais frio que a morte


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