São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2004

Texto Anterior | Índice

ERUDITO

Banda Sinfônica destaca piano de Vieira

DA REPORTAGEM LOCAL

A Banda Sinfônica do Estado fará hoje à noite, no teatro Sérgio Cardoso, seu segundo dos oito concertos da atual temporada, sob a regência de seu novo diretor musical, Abel Rocha. O solista será o pianista Amaral Vieira.
O programa trará a transcrição de dois balés originariamente escritos para conjuntos sinfônicos de autores franceses e ainda uma peça escrita para banda.
De Claude Débussy (1862-1918), "Prélude pour l'Après-Midi d'un Faune" (Prelúdio para o Ocaso de um Fauno), uma das mais conhecidas obras daquele compositor, e "Aubade", de Francis Poulenc (1899-1963). A terceira e última peça será "Save the Sea" (Salvem os Mares), do húngaro contemporâneo Frigyes Hidas.
Amaral Vieira, 52, na peça de Poulenc, é, além de pianista, talvez o mais profícuo dos atuais compositores brasileiro, com mais de 500 obras escritas. É um especialista em Franz Liszt e intérprete em 94 gravações. Acumula dez prêmios como pianista e 16 como compositor.
A "Aubade", da qual será o solista, foi estreada em 1929 para piano e 18 instrumentos pelo bailarino e coreógrafo Vaslav Nijinski (1889-1950). O instrumento a ser utilizado será o novo Steinway que vem equipando o Sérgio Cardoso para as apresentações da Banda Sinfônica e da Jazz Sinfônica, dois conjuntos instrumentais do governo do Estado que têm suas temporadas de assinaturas naquele teatro. (JBN)


BANDA SINFÔNICA DO ESTADO.
Quando: hoje, às 21h. Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 288-0136). Quanto: R$ 7,50 e R$ 15.



Texto Anterior: Artes Visuais: Exposições opõem naturezas conceituais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.