São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Índice

LITERATURA

Com consultoria de Frei Betto, Esquina da Palavra, do Itaú Cultural, abre o ano com discussão sobre a crônica

Debate reúne Scliar, Diaféria e Angelo

DA REDAÇÃO

Reinaugurado no começo deste mês, o Itaú Cultural restabelece sua programação anual. Hoje, é a vez de o projeto Esquina da Palavra voltar à grade do instituto. Sob o tema "Os Cronistas", o programa recebe a partir das 19h30 os escritores Moacyr Scliar, Lourenço Diaféria e Ivan Angelo.
Em sua nova fase, o Esquina da Palavra tem consultoria do escritor Frei Betto, que não fez muitas mudanças no projeto, em cartaz desde o ano passado. "O que estava planejado continua", disse Frei Betto à Folha. O que há de novo são os projetos sociais atrelados ao projeto e versões das discussões para crianças e jovens.
A área social é favorecida através de oficinas culturais que devem funcionar duas vezes por semana, a partir de agosto, no Jardim Miriam. "Estamos fazendo um diagnóstico da área. Começaremos um trabalho de sensibilização à leitura", diz Frei Betto. As editoras que realizarem vendas de livros durante o projeto comprometeram-se a repassar 25% da arrecadação em livros para a biblioteca da Associação Comunitária Despertar, no Jardim Miriam.
Quanto ao tema de hoje, Frei Betto diz que "eles têm um bom apelo popular, escrevem em jornais, são conhecidos do público". Mas ressalta que não se trata uma escrita "popularesca". "Não temos mais um jornal que publique romances, como no século 19, mas temos a crônica." Convidados pelo mediador Claudiney Ferreira, Scliar, Angelo e Diaféria vão discutir a crônica e a sua presença no dia-a-dia. Dia 11 de junho, os convidados são Ferréz, Ignácio de Loyola Brandão e Marcelo Coelho, colunista da Folha.


ESQUINA DA PALAVRA. Debate com escritores. Quando: hoje, às 19h30. Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 3268-1700). Grátis.



Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.