São Paulo, quinta-feira, 28 de maio de 2009

Próximo Texto | Índice

Mostra exibe produções do universo muçulmano

"Cinema do Oriente" terá encontro com diretores

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

O acesso a cinematografias pouco conhecidas traz a possibilidade de vivenciarmos pontos de vista sobre questões que desconhecemos ou costumamos ver de modo único.
Na terceira edição, a mostra "Cinema do Oriente" leva ao Cinesesc, Cine Olido e Centro Cultural São Paulo um conjunto de obras culturalmente pertencentes ao mundo muçulmano. Há produções árabes, iranianas, turcas e curdas, além de filmes sobre populações muçulmanas fora do seu centro geográfico, como os bósnios da ex-Iugoslávia e o povo uighur, que vive na China.
O evento exibirá 23 títulos, distribuídos em 11 longas, sete médias e curtas e cinco animações em curta. Além dos filmes, a mostra promove encontros e colóquios com as diretoras Inka Stafrace e Rawan Damen e os diretores Montaser Marai e Massoud Bakhshi.
Mesmo quando se expressam no formato de ficção, os filmes em destaque nesta edição da mostra projetam um olhar documental sobre os dramas e dilemas que encenam.
"Meu Marlon e Brando", do turco Huseyin Karabey, registra os esforços de uma garota para reencontrar o namorado, um curdo bloqueado em território iraquiano no início dos ataques dos EUA para derrubar o regime de Saddam Hussein. O filme se transforma num "road movie" que expõe dimensões políticas, religiosas, culturais e étnicas de grande alcance.
Ainda mais engajado, e não menos pertinente, é "O Sal desse Mar", no qual a diretora palestina Annemarie Jacir encena questões como pertencimento, identidade e ocupação de territórios por meio da história de uma garota refugiada nos EUA que retorna à região e se choca com os procedimentos habituais de controle da população pelas forças militares israelenses.
São filmes "do outro lado", com discursos que quase se opõem aos que recebemos e, por isso mesmo, urgentes.


Próximo Texto: Destaques
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.