São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Primavera Árabe é notícia do milênio, diz Ferry

Filósofo francês participa hoje em SP do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento

ROBERTO KAZ
DE SÃO PAULO

"A Primavera Árabe é a maior notícia do milênio. O islamismo radical era o nazismo do nosso tempo", afirmou o filósofo francês Luc Ferry à Folha ontem em São Paulo.
Ferry está no Brasil para o ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, que ocorre hoje, às 20h30, na Sala São Paulo, com ingressos já esgotados. Também fez palestra fechada para a Natura, com mediação do editor da Publifolha, Alcino Leite Neto. Autor de mais de 30 livros, dentre os quais "Aprender a Viver", que vendeu 700 mil exemplares, Ferry ficou conhecido quando foi ministro da Educação da França, entre 2002 e 2004.
Ele implementou a lei que proibiu a utilização de véus islâmicos e outros símbolos religiosos nas escolas públicas francesas. Ferry diz que, passada quase uma década, o efeito da medida é positivo.
"Na França, temos a terceira maior comunidade judaica e a maior comunidade de imigrantes muçulmanos do mundo. Antes da lei, as crianças judias se identificavam com Israel, e as muçulmanas, com a Palestina. As escolas ficavam divididas geograficamente", conta. O filósofo se diz eufórico com a queda de governos ditatoriais nos países árabes. "Pela primeira vez, temos, no mundo árabe, imagens de uma multidão que defende valores democráticos."
"Mas não sou ingênuo. Vai ser um problema momentâneo para Israel", ressalva o filósofo francês.

AMOR NO OCIDENTE
Hoje, na Sala São Paulo, Ferry fala sobre a invenção do amor no Ocidente.
"Migramos de um casamento arranjado pelos pais para outro que, depois da Segunda Guerra, passou a ser guiado pelo amor. É um casamento frágil, já que o amor é suscetível a mudanças. Em grande cidades europeias, 60% terminam em divórcio." Ao ouvir que no Brasil os números não são tão apocalíticos, disse: "Ainda serão".


Texto Anterior: Exposição mostra todas as faces de Oswald de Andrade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.