São Paulo, Domingo, 28 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

DANÇA
Hoje é último dia para ver a Cia. Nova Dança 4 e o Ballet Stagium; Balé da Cidade está no Ibirapuera
Companhias encerram temporada

ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

O espetáculo "Acordei Pensando em Bombas...", que a Cia. Nova Dança 4 apresenta somente até hoje no Centro Cultural São Paulo, é um exercício de improvisação sobre tema social, relativo à hipertensão, que metrópoles como São Paulo vêm impondo aos cidadãos.
Sem roteiro fixo, o elenco articula sua temática sobre o mosaico sonoro apresentado por Cristiane Paoli Quito, diretora do espetáculo, que opera a mesa de som entre o palco e a platéia.
À medida que intercala textos de telejornais a canções diversas (de Arnaldo Antunes a Cazuza), Cristiane dá as cartas para o elenco, cuja competência e entrosamento garantem a eloquência do tema e a dinâmica coreográfica do espetáculo.
Misto de ternura e violência, as contradições (e inquietações) da vida urbana não rendem apenas tensões, mas também abordagens lúdicas de um elenco que demonstra a evolução conquistada pela Cia. Nova Dança 4 em seus três anos de existência.
"Acordei Pensando em Bombas..." leva para o palco certos fragmentos recentes e perturbadores do cotidiano paulistano, sem incorrer em apelações ou representações panfletárias. Invadindo a cena há, por exemplo, registros sonoros da rebelião na Febem somados ao nonsense das declarações de políticos (Mário Covas, entre outros).
Movidos por tal contexto, a Cia. Nova Dança 4 proporciona, acima de tudo, a experiência da composição. Sob a eficiente direção de Paoli Quito, os bailarinos Cristian Duarte, Tica Lemos, Lívia Seixas, Cristiano Karnas e Alex Ratton Sanchez mostram como chegar à estrutura coreográfica por meio de processos instáveis da improvisação.

Opções
Entre as opções de dança deste domingo, há também o Ballet Stagium, que encerra temporada no teatro Sérgio Cardoso, e o Balé da Cidade de São Paulo, que apresenta no parque Ibirapuera o espetáculo "Forró for All".
Revivendo mais uma vez seu repertório, assinado durante os 28 anos de atividades do grupo pelo coreógrafo Décio Otero, o Stagium interpreta "Sair pro Mar" e "Coisas do Brasil".
Já o Balé da Cidade, com a reapresentação de "Forró for All", dá prosseguimento à série "São Paulo Passo e Compasso", promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. A obra é uma criação da coreógrafa Ana Mondini, inspirada na obra musical do compositor Luiz Gonzaga.
Concebida originalmente em 1994, para o extinto grupo República da Dança, "Forró for All" foi remontada mês passado para o Balé da Cidade, que reapresentará o espetáculo em dezembro, no Teatro Municipal.
Com arranjos de Jether Garotti Jr., a trilha sonora de "Forró for All" mescla as músicas de Gonzaga a gravações computadorizadas.



Espetáculo: Ballet Stagium
Quando: hoje, às 10h
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153; tel. 251-5122)
Quanto: R$ 10
Espetáculo: Forró for All
Quando: hoje, às 11h
Onde: praça da Paz do parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº)
Quanto: entrada franca
Espetáculo: Acordei Pensando em Bombas...
Quando: hoje, às 20h30
Onde: Centro Cultural São Paulo - sala Jardel Filho (r. Vergueiro, 1.000; tel. 3277-3611)
Quanto: R$ 8


Texto Anterior: Última chance: 17 espetáculos saem de cartaz na cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.