São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

fora de SP

Porto Alegre e Rio serão destaques

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 2009, sem Bienal, São Paulo não deve dominar o debate nas artes plásticas no país. A Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, e a abertura da Casa Daros, no Rio, ambos no segundo semestre, são os eventos mais importantes da cena.
Em outubro, a argentina Victoria Noorthoorn e o chileno Camilo Yáñez serão os responsáveis pela sexta edição da Bienal do Mercosul. A dupla coordena um time curatorial constituído basicamente só de artistas, que fazem a própria seleção, num novo modelo de bienal.
No Rio, depois de duas aberturas adiadas, está prevista para o segundo semestre a inauguração da Casa Daros, num casarão de 10 mil m2 do século 19 e com projeto de reforma de Pedro e Paulo Mendes da Rocha. O local vai exibir o acervo da Daros-Latinamerica, de Zurique, e conta com mais de mil obras de quase todos os países da região, a maior coleção desse tipo na Europa.


Texto Anterior: Em 2009, museus revisitam mestres
Próximo Texto: Chineses seguem em evidência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.