São Paulo, terça-feira, 29 de fevereiro de 2000


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"República de Weimar" retrata o pós-guerra

free-lance para a Folha

A República de Weimar (1919 -1933) foi estabelecida para tentar salvar a Alemanha do caos econômico e social, provocado sobretudo pela 1ª Guerra Mundial (1914-1918).
Nas artes, o período abrigou idéias progressistas que expressavam esperanças e ilusões vinculadas ao estabelecimento de uma nova situação política. A ocasião propiciou experiências conceituais e a evolução da composição e da estética.
A exposição "A Fotografia na República de Weimar", em cartaz a partir de hoje no Paço das Artes, mostra vários nomes da vanguarda fotográfica alemã desse período.
Auguste Sander (1876-1964) representa o "neue Sachlichkeit", a nova objetividade, que faz parte da ala modernista alemã dos anos 20. Suas fotos são puras e visam apresentar o mundo na sua condição mais clara e objetiva.
Dessa forma, criou magníficos retratos de pessoas de diferentes profissões, classes sociais e tipos característicos da sociedade alemã entre 1923 e 1930.

Simaptia pelo nazismo
Nessa linha de retratos, a fotógrafa Erna Lendvai-Dircksen (1883-1962) registrou rostos, evitando mostrar o ambiente dos retratados, como fazia Sander.
Ao contrário dos artistas da época, Lendvai tornou-se simpatizante do movimento nazista e documentou o desenvolvimento industrial do país.
Além de ser conhecido como mestre no manuseio das câmeras miniaturizadas, para tirar fotos sem que ninguém percebesse, Erich Salomon (1886-1943) encontrou nesses equipamentos a liberdade para estabelecer a ordem de sua arte. Ele concebeu uma série de truques, registrando sobretudo reuniões em que se cogitavam as mudanças sociais.
Um dos truques consistia em esconder a câmera na flor usada na lapela, acionada por um dispositivo dentro do bolso do paletó.
Suas atividades foram interrompidas com a chegada do nazismo. Morreu no campo de concentração de Auschwitz.
A mostra ainda traz algumas obras do húngaro Lazlo Moholy-Nagy (1895-1946), que foi o espírito da Bauhaus, escola dos anos 20 que foi centro de experimentações de todas as artes visuais.
(ANA MARIA GUARIGLIA)


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