São Paulo, domingo, 30 de março de 2008

Índice

Japão pop e milenar lota espaços do Sesc Paulista

Evento sobre anime, mangá e a tradição do butô já teve mais de 5.000 visitantes

A bailarina Elisa Ohtake apresenta performance hoje e, na semana que vem, estréia "Falso Espetáculo" no topo do prédio da Paulista

Leo Caobelli/Folha Imagem
Elisa Ohtake no terraço do Sesc, onde fará "Falso Espetáculo'


ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O prédio do Sesc na avenida Paulista tem vivido dias intensos desde que o evento "Tokyogaqui" foi inaugurado ali, há duas semanas, dentro das comemorações do centenário da imigração japonesa.
No andar dedicado ao pop, em meio a cores e muita barulheira, um público bem jovem se diverte. Há videokê, mangás, animes, máquinas de dançar, cosplayers (gente fantasiada de personagens de desenhos), concursos de animekê (karaokê de animes) e instalações, como a que a bailarina Elisa Ohtake faz esta noite.
Enquanto isso, no piso dedicado ao butô, uma turma mais compenetrada fica praticamente em silêncio para descobrir a longa vida do mestre Kazuo Ohno com ajuda de fotos, vídeos, cartazes e objetos. Uma mistura de tradição e modernidade que tem dado certo, atraindo um grande número de visitantes. Mais de 5.500 pessoas já passaram por ali desde a abertura do evento, um recorde naquela unidade do Sesc.
"É um público heterogêneo, mas sobretudo há os jovens, que têm lotado o andar do pop, mostrando um surpreendente envolvimento com a cultura japonesa", diz Andréa Saturnino, produtora cultural do Sesc.
Ainda no andar pop, uma outra brincadeira acontece somente hoje. A bailarina Elisa Ohtake apresenta a performance "Fique em Silêncio no Escuro com um Bando de Japonezinhos e Destrambelhe-se com um Bando de Japonezinhos".
Quem decidir se aventurar vai dividir um espaço fechado com 20 crianças de olhos puxados, primeiro em silêncio, depois na maior animação.
Ohtake também protagoniza outra experiência radical da programação da mostra. A partir do próximo fim de semana, a Cia. Vazia, formada por ela e mais dois bailarinos convidados, sobe até o topo do prédio do Sesc, e com vista para as torres da avenida Paulista apresenta "Falso Espetáculo".


TOKYOGAQUI
Quando:
ter. a dom., das 13h às 21h; até 4/5
Onde: Sesc Paulista (av. Paulista, 119, tel. 3179-3700)
Quanto: entrada franca


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.