São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Peça expõe unanimidades burras

Sérgio Ferrara adapta o político texto "O Inimigo do Povo", de Ibsen, que tem sua estréia hoje, às 21h, no Sesc Ipiranga

Dualismos de autor norueguês aparecem em história de políticos que escondem poluição em cidade de águas termais


VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Em certa passagem de "O Inimigo do Povo", um personagem lembra que um político nunca deve dizer: "Desta água não beberei". É desse tipo de manipulação das vidas pública e privada que trata a peça do norueguês Henrik Ibsen (1828-1906), cujo centenário de morte é lembrado neste ano.
As águas termais de uma cidade estão poluídas. Doentes que para lá se dirigem saem envenenados, morrem. Um médico denuncia o problema, mas o prefeito, seu irmão, convence a imprensa e o povo a fazer vistas grossas e não fechar a principal fonte dos cofres municipais. É a tal da unanimidade burra.
"O texto mostra como se institucionaliza a hipocrisia, seja em 1882, quando a peça foi apresentada pela primeira vez, seja em 2006", diz o diretor Sérgio Ferrara, 39. O espetáculo estréia hoje no Sesc Ipiranga.
Ferrara e a atriz Rachel Ripani assinam a tradução da obra, adaptada em conjunto por toda a equipe. Busca-se reforçar os dualismos traçados por Ibsen: a verdade e a mentira, o coletivo e o individual, entre outros.
"[Reflete] a idéia de que toda a vida é um conflito evolucionário", diz Ferrara, que montou autores de recortes políticos, como Plínio Marcos e Brecht.
Oito atores permanecem o tempo todo no palco, entre eles Olayr Coan (que interpreta o dr. Thomas Stockman) e Paulo Hesse (Peter, prefeito). Um quadrado demarca o espaço da ação dos personagens. Enquanto transcorre a cena, os demais observam-na passivamente.


O INIMIGO DO POVO
Quando:
estréia hoje, às 21h; sáb., às 21h, e dom., às 20h (sessões extras nos dias 13 e 20/10, às 21h); até 22/10
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 3340-2000)
Quanto: R$ 15


Texto Anterior: Technasia traz dance de teor asiático
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.