São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES CÊNICAS

Coreógrafo vem ao país pela primeira vez e mostra espetáculo na Mostra Sesc de Artes - Ares & Pensares

Felix Ruckert exibe sua dança interativa

VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde o primeiro trabalho profissional, como dançarino de Madonna, no início dos anos 80, o coreógrafo alemão Felix Ruckert não faz outra coisa senão vasculhar os territórios do corpo, o que aprendeu sob as influências da conterrânea Pina Bausch, do norte-americano William Forsythe ou do austríaco Otto Muehl.
O Brasil conhece Ruckert pela primeira vez. Na semana passada, ele participou da 3ª Bienal Sesc de Dança, em Santos. E chega a São Paulo para a Mostra Sesc de Artes - Ares & Pensares.
A companhia de Ruckert faria ontem única apresentação da performance "Stillen", na abertura do evento. Mas um segundo espetáculo, "Deluxe Joy Pilot", tem sessões hoje e amanhã.
A coreografia pretende delegar aos 11 dançarinos a liberdade para que se guiem com alegria por movimentos nem sempre conhecidos, explorando estados físicos e emocionais. E parte do público interage, deitando-se em camas ou sentando-se em cadeiras.
"O público é envolvido, seduzido pela ação, e se torna ele mesmo um fragmento do processo do espetáculo", diz Ruckert, 43.
Segundo o coreógrafo, o espetáculo trata do homem contemporâneo e suas limitações e reinvenções para lidar com sua intimidade. "Sem cenas de nudez ou ações mais explícitas, atinge-se uma atmosfera altamente erótica."
Performance, happening, instalação, ritual, terapia, enfim, o coreógrafo enumera essas categorias, sem preocupações estanques. "São ferramentas que possuem códigos próprios e as uso exatamente como são: códigos."


DELUXE JOY PILOT. Com: cia. Felix Ruckert. Onde: Sesc Pompéia - galpão (r. Clélia, 93, tel. 3871-7700). Quando: hoje e amanhã, às 21h. Quanto: R$ 12. Mais informações pelo tel. 0800-118220 ou em www.sescsp.org.br

Texto Anterior: Música: Noite Ilustrada recebe título de cidadão de SP
Próximo Texto: Teatro de rua tem holandeses e australianos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.