São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem tem medo?

BRUNO BLECHER
Editor do Agrofolha

Tony Blair, príncipe Charles e até Jimmy Carter já se envolveram nessa polêmica dos alimentos transgênicos.
O primeiro ministro do Reino Unido reforçou o coro dos pró-transgênicos ao admitir, em fevereiro passado, que sua mulher, Cherie, utiliza "Frankenstein foods" -como são apelidados na Europa os alimentos alterados geneticamente- na dieta de seus três filhos.
A posição de Blair provocou arrepios no príncipe Charles, ecologista de carteirinha e antigo partidário da agricultura orgânica, que rejeita não apenas os produtos da biotecnologia, como o uso de adubos químicos e de agrotóxicos nas lavouras.
O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter foi mais longe e vestiu a camisa da engenharia genética. Em artigo publicado na revista "Progressive Farmer" (novembro de 98), amplamente divulgado pela Monsanto, Carter critica a propaganda dos "grupos extremistas" contra os avanços da biotecnologia.
"Muitos países em desenvolvimento e alguns industrializados estão sendo levados a pensar erroneamente que organismos geneticamente modificados de todos os tipos, de sementes a animais de criação, e os produtos feitos a partir deles são ameaças potenciais à saúde pública e ao meio ambiente", disse Carter.
A corrente contrária, liderada pelo Greenpeace, também tem seu arsenal de argumentos. Muitos deles exagerados e catastróficos, outros bastante razoáveis, como o fato de o consumidor ter direito de saber se o alimento que comprou no supermercado foi produzido ou não a partir de organismos transgênicos.
Na Europa, a briga está feia. Aqui, as empresas de biotecnologia ganharam o primeiro round, quando a Monsanto conseguiu a aprovação do Conselho Nacional de Biotecnologia (CTNBio) para a soja RR. Mas, uma decisão judicial ainda impede, na prática, o plantio comercial, ao exigir a separação da soja transgênica da convencional, assim como a sua rotulagem.


Texto Anterior: Monsanto diz que medida é ideológica
Próximo Texto: Painel rural
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.