São Paulo, quinta-feira, 01 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush defenderá acordo bilateral com o Uruguai

DE WASHINGTON

O presidente George W. Bush fará um discurso na segunda-feira, dia 5, em que defenderá a assinatura do tratado de livre-comércio com o Uruguai, o que pode criar uma situação incômoda para o governo brasileiro.
Na visão brasileira, o acordo feriria as normas do Mercosul. Para tentar evitar que EUA e Uruguai o assinem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o colega uruguaio, Tabaré Vázquez, 12 dias antes da chegada do americano àquele país. Nos dias 8 e 9, Bush se encontra com Lula em São Paulo.
No texto, intitulado "Comentários do presidente sobre as iniciativas da América Latina", a ser lido em evento no edifício Reagan, em Washington, o republicano defenderá o tripé que o Departamento de Estado prega para a região: liberdade, prosperidade e justiça social. A prosperidade seria alcançada com tratados de livre-comércio -como o que será negociado com o Uruguai.
Bush deverá citar de passagem o memorando bilateral Brasil-EUA sobre biocombustíveis que será divulgado em São Paulo no dia 9. Um dos pontos do memorando será o incentivo a pesquisas sobre novas formas de se obter biocombustível. (SD)


Texto Anterior: Venezuela: Viagem de presidente dos EUA é fracasso de antemão, diz Chávez
Próximo Texto: Lula falará a Bush sobre altas taxas para etanol, diz Amorim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.