São Paulo, domingo, 01 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

De olho em 2010, prefeito fluminense vira radialista de programa nordestino

FÁBIO GRELLET
DA SUCURSAL DO RIO

Dezenove dias depois de iniciar o segundo mandato como prefeito de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), o petista Lindberg Farias, 39, começou a investir em um novo projeto: viabilizar sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro em 2010.
De olho nos 3 milhões de nordestinos que moram no Estado, ele se tornou um dos apresentadores do programa "Nação Nordeste", veiculado pelas rádios Metropolitana AM e Bandeirantes AM.
"O objetivo é criar um canal de comunicação com os nordestinos e entre eles, além de divulgar a cultura do Nordeste", afirma Lindberg. Ele admite que pode "render dividendos eleitorais", mas diz que "não é a prioridade". Anthony Garotinho, governador entre 1999 a 2002, também foi beneficiado pela exposição que teve como radialista.
O ex-líder estudantil -famoso por liderar os caras-pintadas em protestos contra o presidente Fernando Collor, em 1992- acha que tem duas vantagens em relação a possíveis concorrentes em 2010: "Sou nordestino [de João Pessoa, na Paraíba] e prefeito de Nova Iguaçu".
Segundo ele, os conterrâneos, "sejam ricos ou pobres", reconhecem-no pelo sotaque e se identificam com ele. "Nordestino vota em nordestino." Outra vantagem é a parceria com o governo federal. Até o próximo ano, Nova Iguaçu deve receber mais de R$ 300 milhões para obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) -a maior quantia proporcionalmente no Estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dificilmente apoiará Lindberg caso o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) dispute a reeleição. Mas o governador sonha em ser candidato a vice de Dilma Rousseff, o que pode abrir portas para Lindberg.
O programa "Nação Nordeste" foi criado há mais de dez anos pelo cantor e autor de cordel Marcus Lucenna, organizador da feira de São Cristóvão -o principal reduto de nordestinos do Rio. Nascido em Mossoró (RN), ele conheceu Lindberg em 1994, quando defenderam a feira, ameaçada de remoção.
Lucenna diz que com Lindberg a audiência do programa aumentou "porque o povo gosta de estar perto do poder". No programa acompanhado pela Folha, em 18 de fevereiro, o prefeito declamou poesias do paraibano Augusto dos Anjos, divulgou resultados de campeonatos estaduais do Nordeste, recebeu elogios e anunciou uma descoberta: "Nova York foi fundada por nordestinos". Referia-se a holandeses que, expulsos de Recife no século 17, foram para os EUA.


Texto Anterior: Lobão recua e diz que diretoria de fundo de Furnas não mudará
Próximo Texto: Servidor do Senado esconde casa de R$ 5 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.