São Paulo, terça-feira, 01 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reprovação ao Congresso cai, mas ainda atinge 39%

Taxa de aprovação variou de 13% para 14% desde novembro, diz o Datafolha

Enquanto a reprovação caiu seis pontos, o índice de regular subiu de 37% para 40%; "é um estímulo", diz o senador Garibaldi Alves

DA REDAÇÃO

A avaliação que o brasileiro faz do Congresso Nacional melhorou, segundo o Datafolha. O percentual de pessoas que acham o trabalho de senadores e deputados ruim ou péssimo caiu de 45%, na pesquisa de novembro de 2007, para 39%, no levantamento entre os dias 25 e 27 de março. A avaliação regular subiu de 37% para 40%, enquanto ótimo ou bom variou de 13% para 14%.
"É um estímulo para que nós possamos perseverar na luta pela recuperação da imagem do Congresso", diz o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), presidente da Casa. "Mas temos que reconhecer que a rejeição é ainda muito grande", completa.
O levantamento anterior do Datafolha, o de novembro de 2007, foi o primeiro a ser feito após a crise envolvendo o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). Mas a taxa de reprovação atingiu seu recorde em agosto de 2005, no auge do escândalo do mensalão, quando 48% consideravam o trabalho ruim ou péssimo.
O resultado de agora mostra que região Sudeste é a mais crítica. Para 12%, o Congresso é ótimo ou bom. Para 42%, ruim ou péssimo. No Nordeste, 17% disseram ótimo ou bom, e 38%, ruim ou péssimo.
Entre os que aprovam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a aprovação ao Congresso também sobe. Para os que consideram Lula ótimo ou bom, 20% avaliam os parlamentares da mesma forma, contra 35% de ruim ou péssimo. Já entre os que reprovam Lula a taxa de aprovação do Congresso é de 7%, enquanto 60% dizem ser ruim ou péssimo.
A menor aprovação da Casa se dá entre os que declaram preferência pelo PSDB (12% de ótimo ou bom e 39% de ruim ou péssimo) e PDT (15% de ótimo ou bom e 48% de ruim ou péssimo). Para 18% dos eleitores de PMDB e DEM a avaliação é de ótimo ou bom. Entre os que declaram preferir o PT, há 14% de ótimo ou bom, 45% de regular e 36% de ruim ou péssimo.
(FERNANDO BARROS DE MELLO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Metodologia: Pesquisa ouve 4.044 pessoas em 159 cidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.