São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

POLÍTICA SOCIAL

Presidente da CNBB critica aperto fiscal

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Geraldo Majella Agnelo, criticou ontem o aperto fiscal feito pelo governo no primeiro semestre, que resultou em uma economia de R$ 46,183 bilhões (5,76% do Produto Interno Bruto). "Não vejo a arrecadação recorde se refletir em benefício para o povo. A arrecadação está no alto, mas não há um tostão para a parte social", disse o cardeal, antes de divulgar uma carta endereçada aos bispos, que estabelece formas de colaboração de homens e mulheres na igreja.
Dados do Ministério da Fazenda revelam que o valor economizado pelo governo federal, pelos Estados e pelos municípios superou em R$ 13,583 bilhões a meta acertada com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
Na entrevista, o cardeal criticou duramente a posição do FMI. "Será que o FMI é tão cego que só quer levar o dinheiro? Será que o FMI não quer o bem de nenhum povo do mundo?", questionou.
Em seguida, d. Geraldo Majella disse que o governo brasileiro não deve "arrecadar dinheiro de todas as formas" apenas para cumprir os compromissos acertados com o FMI e outros credores.
"Veja o que aconteceu na Argentina. O governo e o povo argentinos falaram alto e conseguiram [reduzir o valor da dívida]. Por que o Brasil não pode falar alto também?", voltou a indagar o cardeal primaz do Brasil.
Segundo d. Geraldo Majella, o perfil do povo brasileiro impede a realização de algumas manifestações de protesto.
"A panela continua esquentando. O que acontece é que o povo brasileiro não é feito para a guerra, mas para a paz."
O cardeal disse também que os eleitores brasileiros precisam "ficar atentos" e voltou a criticar os políticos que "só pensam no poder". "Existem políticos que querem se perpetuar no poder, mas não trabalham em benefício dos mais pobres, dos mais humildes."


Texto Anterior: Banco de eventos: Presidente do BB estuda limitar apoio a shows
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.