São Paulo, terça-feira, 01 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Políticos brasileiros planejam ir a Cuba participar de festa de 80 anos de Fidel Castro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma caravana de políticos brasileiros embarca na próxima semana para Cuba para celebrar o aniversário de 80 anos do presidente Fidel Castro. Até ontem, 40 estavam confirmados, a maioria profissionais liberais paulistas. O organizador é o jornalista Max Altman, dirigente da Secretaria de Relações Internacionais do PT, mas a comitiva inclui não-petistas.
O partido vai ajudar na divulgação do pacote de R$ 2.800, que inclui vôo e hospedagem em hotel de luxo por cinco noites, organizado por agência de viagens brasileira.
Também devem ter direito a participar de concerto em 13 de agosto, quando o presidente cubano, que assumiu o poder há 47 anos, faz aniversário. Os turistas políticos ainda tentam lugar no coquetel que deve ocorrer depois.
Deve haver ainda um contingente de vips que viajará do Brasil a convite do regime cubano, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-assessor da Presidência Frei Betto e o escritor Fernando Morais. A presença de Dirceu não estava confirmada, segundo sua assessoria.
Altman, que se diz entusiasta da causa cubana há décadas, diz que a viagem tem duplo significado: festejar o aniversário de Fidel e dar apoio contra "ameaças" dos EUA. "[George] Bush recentemente divulgou documento em que torce pela morte, incapacidade ou destituição de Fidel. É preciso movimento internacional de apoio à Revolução Cubana", diz Altman.
O PT ainda debate se mandará delegação oficial ao evento. "Não sei se alguém da direção vai conseguir ir, por conta da campanha eleitoral", disse Valter Pomar, secretário de Relações Internacionais do partido.
Segundo o Itamaraty e a Câmara, não houve convite a autoridades do Executivo ou Legislativo à festa. O embaixador brasileiro em Havana, Tilden Santiago, disse que o Brasil poderá participar de encontro de países não-alinhados simultâneo ao aniversário de Fidel. (FÁBIO ZANINI E LEILA SUWWAN)

Texto Anterior: Presidenciáveis saem em defesa da soberania libanesa
Próximo Texto: Eleições 2006/Mato Grosso do Sul: Promotoria quer impugnar ex-araponga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.