São Paulo, domingo, 01 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA NO ACRE

Rajadas de vento podem ter derrubado aeronave; deputado federal Ildefonço Cordeiro está entre os mortos

Queda de avião em Rio Branco mata 23

Regiclay Saady/"Página 20"
Bombeiros trabalham no resgate das vítimas do acidente com o avião da Rico Linhas Aéreas, no Acre


DA AGÊNCIA FOLHA

A queda de um avião da Rico Linhas Aéreas, anteontem, em Rio Branco (AC), deixou 23 mortos e oitos feridos, um deles em estado grave. O desastre com o EMB-120 Brasília ocorreu por volta das 20h (horário de Brasília).
O avião, que vinha de Cruzeiro do Sul (AC), a 650 km da capital, caiu a cerca de 10 km do aeroporto de Rio Branco. Não houve explosão. A área, de difícil acesso, é conhecida como Ramal da Chapada. Chovia forte na hora.
Até ontem à tarde, peritos do DAC (Departamento de Aviação Civil), que farão a perícia, não tinham chegado ao local devido ao mau tempo na região.
Entre os mortos estão o deputado federal Ildefonço Cordeiro (PSDB) e sua mulher, Arlete. O casal foi velado na Assembléia Legislativa de Rio Branco. Também morreu no desastre o coordenador regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Ailton Rodrigues de Oliveira.
Entre os sobreviventes, Maria Célia Rocha é a única que corre risco de morte. Ela está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Juliana.
A Rico Linhas Aéreas informou que vai indenizar os familiares das vítimas. O gerente de operações da empresa, Marivan Cavalcanti de Oliveira, disse que um fenômeno chamado "Tesoura de Vento" pode ter causado a queda da aeronave EMB-120.
Esse fenômeno é registrado em tempestades fortes. Há uma microrrajada em faixa estreita, que pode ter entre 1 km e 20 km.
"São ventos fortes, normalmente na descendente [do céu para a terra]", afirma o pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Osmar Pinto Júnior, chefe do Grupo de Eletricidade Atmosférica.
A passagem da aeronave por essa zona de instabilidade pode jogá-la para baixo.
Segundo o pesquisador, as imagens de satélite mostravam ontem o Estado do Acre encoberto por nebulosidade, com condições para a ocorrência de tempestades.


Colaborou a Reportagem Local


Lista de mortos divulgada pelo IML: José Edilberto Gomes de Souza, Maria de Fátima Soares de Oliveira, Ailton Rodrigues de Oliveira, Francisco Cândido da Silva, Walter Teixeira da Silva, Paulo Roberto Freitas Tavares, Maria Alessandra de Andrade Costa, Luiz Maciel Costa, Rosângela Pimentel Cidade Figueira, Francisco Darithen Campos, Raimundo Araújo Souza, Maria José Pessoa Miranda, Carina Matos de Pinho, Clemilda Nogueira, Kátia Regina Figueiredo Barbosa, Maria Raimunda Alves da Silva, Jeane de Souza Lima, Arlete Soares de Souza, João Alves de Melo, Rosimeire dos Santos Lobo, José Waldeir Rodrigues Gabriel, Paulo Roberto do Nascimento e Ildefonço Cordeiro

Texto Anterior: Janio de Freitas: Onde o cenário muda
Próximo Texto: "Pensamos que já íamos pousar"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.