São Paulo, segunda-feira, 01 de setembro de 2008

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Programa de TV de Maluf tem pior avaliação, segundo Datafolha

Horário eleitoral de Marta é o mais bem avaliado; Alckmin e Kassab empatam

DA REPORTAGEM LOCAL

O programa do candidato à prefeitura Paulo Maluf (PP) teve a pior avaliação nos dez primeiros dias do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, segundo a última pesquisa do Datafolha. A performance do ex-prefeito de São Paulo foi considerada como a mais fraca por 22% dos eleitores ouvidos pelo instituto na última sexta-feira.
Já o de Marta Suplicy (PT) foi indicado como o programa com o melhor desempenho na propaganda política na mídia, de acordo com o Datafolha.
O instituto ouviu 1.082 eleitores no dia 29 de agosto. O ranking dos piores no horário gratuito, liderado por Maluf, com 22%, tem o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e Marta na segunda colocação, empatados com 9%.
Em seguida na lista estão Soninha (PPS), Levy Fidelix (PRTB) e Geraldo Alckmin (PSDB), com 6%, 5% e 4%, respectivamente.

Melhor desempenho
Marta foi indicada por 33% dos entrevistados como a concorrente mais bem-sucedida no horário eleitoral.
Kassab ocupa o segundo lugar no ranking dos melhores na propaganda, com 17%, seguido por Alckmin, com 16%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, existe empate técnico entre Kassab e Alckmin.
Maluf está em quarto lugar nessa lista, com 4% das indicações dos eleitores paulistanos.
Os números do Datafolha mostram que Marta e Alckmin, líderes na disputa pela prefeitura, conseguiram resultados melhores na pesquisa de intenção de voto -na qual têm índices de 39% e 24%, respectivamente- do que na de desempenho na propaganda política.
Já Kassab tem índices semelhantes nos dois tipos de pesquisa, uma vez que o levantamento sobre intenção de voto aponta que o prefeito da capital tem 16% da preferência.

Influência da propaganda
Dos entrevistados pelo Datafolha, 61% consideram que o horário político influencia a sua decisão do voto.
Já 38% dos eleitores dizem que a divulgação dos candidatos no horário político não terá importância no momento de decidir o voto para prefeito.
A propaganda eleitoral gratuita terá influência principalmente entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, segundo o Datafolha. Para 43% das pessoas nessa faixa de renda, a propaganda política será muito importante para a definição do voto.
Para 55% dos eleitores que ganham mais de dez salários mínimos, o horário político não terá nenhuma importância na escolha do candidato.

Audiência
O interesse pelos programas diminuiu. A primeira semana de propaganda teve mais televisores ligados do que na da eleição de 2004, mas o Ibope aponta queda de público nos canais que veiculam o programa. À noite, a audiência foi de 20,5% da população em 2004 para 18,7% neste ano. À tarde, de 8,5% para 8%. Isso mostra que os candidatos foram trocados por DVD, games e TV paga.


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