São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"PT deve refletir sobre perdas irreparáveis", diz eleita

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A prefeita eleita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), afirmou ontem à noite, logo após o resultado final da apuração, que o partido deverá refletir sobre as "perdas irreparáveis" que teve em São Paulo e Porto Alegre e também sobre todo o processo político que antecedeu sua vitória, com a oposição da cúpula petista à sua candidatura no primeiro turno.
Para Luizianne, ficaram lições sobre democracia ao partido, em que o grande vitorioso, no caso de Fortaleza, foi o PT histórico. (KF)  

Agência Folha - Qual a sua avaliação sobre o resultado das eleições para o PT, no país, com as derrotas em São Paulo e em Porto Alegre?
Luizianne Lins -
O resultado em São Paulo e Porto Alegre nos deixa com uma tristeza muito profunda, mas acho que essa eleição é um momento de avaliação política do PT. Talvez seja o momento de o partido parar e fazer uma grande reflexão e acho que Fortaleza nos deu uma grande vitória política.

Agência Folha - Existe uma avaliação de que sua vitória foi uma derrota do governo Lula.
Luizianne -
Acho que não foi uma derrota do governo Lula, mas uma expressão da verdadeira política que a gente quer no PT, porque havia um sentimento na base do partido, ao decidir por uma candidatura própria, que se confirmou em vitória. Então, isso significa que temos que ter cada vez mais um aprofundamento da democracia. Tenho dito que a democracia não é um fim, mas é um meio, e acho que isso é uma grande lição para o país.

Agência Folha - Até que ponto a sra. pensa em fazer concessões?
Luizianne -
Mediações vão ter que ser feitas, até porque a gente sabe que não se administra só fazendo o que quer. Claro que ninguém tem todas as variáveis do processo político. Não tem marketing político, não tem dinheiro, não tem estrutura, não tem nada que consiga esgotar as variáveis do processo em que há pessoas envolvidas. O ser humano é imprevisível no sentido de cada vez mais reconstruir a história.
Mas acho que essas mediações serão feitas sem mexer nos nossos valores, sem fazer política de negociata, mas fazendo uma política generosa, de muito diálogo.

Agência Folha - Qual PT ganhou esta eleição em Fortaleza?
Luizianne -
Nós somos de um PT que nasceu na vida política brasileira para lutar pela dignidade da classe trabalhadora e para os setores mais excluídos da sociedade. É nesse PT que eu acredito, é por esse PT que eu luto, é o PT histórico que não pode trair a sua missão histórica, que é a de fazer um país mais justo. A nossa candidatura aqui é uma demonstração de que esse PT é possível.


Texto Anterior: Fortaleza: Luizianne vence e tenta maioria na Câmara
Próximo Texto: Goiânia: Íris Rezende bate petista com 56,7%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.