São Paulo, segunda-feira, 02 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Vaticano fará anúncio da beatificação em 15 de junho

Beatificado, padre Eustáquio terá seu túmulo transferido pela 3ª vez

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O túmulo com os restos mortais do padre Eustáquio (1890-1943), hoje no interior da igreja dos Sagrados Corações, em Belo Horizonte, será transferido para o lado externo do templo em agosto.
Será a terceira mudança do local do túmulo do padre holandês, que veio para o Brasil em 1925. O anúncio da mudança foi feito ontem pela igreja durante a celebração de uma missa de ação de graças pela beatificação de Humberto van Lieshout -que, ao se tornar noviço, em 1913, adotou Eustáquio como nome religioso.
Seu corpo foi enterrado no cemitério do Bonfim, na capital mineira, e de lá trasladado em 1949, seis anos após sua morte, para o interior da igreja dos Sagrados Corações, congregação à qual pertencia. "Será uma construção simples e integrada ao corpo da igreja, de tal maneira que o padre Eustáquio não ficará do lado de fora. Ele estará em uma sepultura que dê possibilidades de muitas pessoas estarem em volta, venerando, rezando", disse o padre Lúcio Dumond Prado.
Há 14 dias, o papa Bento 16 assinou decreto reconhecendo um milagre por intercessão do padre Eustáquio, 43 anos após a instalação do Tribunal Especial para Instrução da Causa de Beatificação. Faltava só o reconhecimento do milagre para ele virar beato. Segundo o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, a oficialização é esperada para 15 de junho. A partir daí, a igreja poderá exibir para os fiéis a imagem em madeira do padre Eustáquio que já está pronta.
A igreja poderá revelar também o milagre reconhecido pelo Vaticano. Mas ele já foi anunciado por José Vicente Andrade, biógrafo do padre Eustáquio. Por intercessão dele, um padre de Belo Horizonte que tinha câncer na garganta foi curado, em maio de 1962.


Texto Anterior: Militância
Próximo Texto: Longe da crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.