São Paulo, sábado, 02 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garibaldi quer evitar que decisões legislativas acabem nos tribunais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao discursar na abertura do ano Judiciário, no Supremo Tribunal Federal, o presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), pediu ao Legislativo "profunda reflexão" para evitar que decisões que caberiam ao Parlamento "sejam buscadas nos tribunais".
"Nas cortes, o debate está sempre preso a rígidas regras do direito, mas no Parlamento a discussão se pauta pela busca de consenso político", disse. "Aqui ou acolá, a procura por mínimo de concordância tem adiado alguma decisão que acaba sendo buscada nos tribunais como tem dado prova recentes deliberações do próprio STF."
Para ele, o Judiciário "cumpre seu papel histórico dentro de um amplo processo de modernização e atualização da prática constitucional". Tal atitude, porém, segundo o senador, "não deve inibir uma profunda reflexão do Congresso e da sociedade, no caminho de uma sistematização definitiva de questões pendentes, ainda abertas mesmo depois de duas décadas de vigência da Constituição da República".


Texto Anterior: Férias: Lula vai passar feriado do Carnaval no litoral de SP
Próximo Texto: Justiça admite manter taxa sobre armas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.