São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO CELSO DANIEL

Advogado não fala

Acusado solicita a juiz que afaste promotores

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário e ex-segurança Sérgio Gomes da Silva pediu à Justiça estadual que afaste do caso os três promotores que o acusaram de ter encomendado o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT). O pedido ainda será analisado pelo juiz Luiz Fernando Migliori Prestes, de Itapecerica da Serra.
Foi com base na investigação dos promotores José Reinaldo Carneiro, Roberto Wider Filho e Amaro José Thomé Filho que Prestes determinou a prisão do empresário e abriu uma ação penal contra ele.
O assassinato de Daniel, em janeiro de 2002, período pré-eleitoral, abalou o PT. O prefeito havia sido convidado pelo então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva a assumir a coordenação do seu programa de governo.
Segundo o Ministério Público, Daniel foi morto porque tentou cessar um esquema de arrecadação de propina montado na prefeitura. Parte do dinheiro, segundo testemunhas, financiou campanhas eleitorais do PT. O partido, que nega ter sido beneficiado, defende a tese de crime urbano -não haveria a intenção deliberada de matar Daniel.
No pedido encaminhado ao juiz, a defesa de Gomes da Silva elencou duas razões principais para que os promotores deixem o caso. A primeira é que o Ministério Público não tem atribuição para investigar -só a polícia teria. A acusação apresentada pela Promotoria, portanto, não teria fundamento legal e deveria ser considerada nula.
Caso esse argumento seja rejeitado, os advogados sustentam que os mesmos promotores que investigam não podem atuar no processo judicial. Para a defesa, isso contaminaria o caso com prejulgamentos acumulados durante a fase investigatória.
Procurado pela Folha, Roberto Podval, um dos advogado de Gomes da Silva, afirmou que não pode falar sobre o pedido de afastamento dos promotores porque o caso está sob segredo de Justiça -apenas as partes têm acesso.


Texto Anterior: Fruto da discórdia: Japão derruba patente do cupuaçu
Próximo Texto: Outro lado: Marrey vê medo de apuração no pedido de Gomes da Silva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.