São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE pode obrigar candidato a expor contas na internet

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve aprovar hoje à noite as normas das eleições deste ano. Uma das inovações esperadas é a obrigatoriedade de os candidatos prestarem contas de arrecadação e despesas durante a campanha, a cada 15 ou 30 dias. Pela Lei Eleitoral (nš 9.504), ela só deve ocorrer um mês depois da votação.
Os ministros também irão discutir o uso da internet para a apresentação das contas durante a campanha. As principais mudanças nas normas destas eleições, em comparação com as anteriores, serão na instrução sobre prestação de contas, por causa da crise política do "mensalão", que revelou o uso de caixa dois e a fragilidade da fiscalização para coibir esse delito.
Outras instruções dispõem sobre a escolha e o registro das candidaturas, apuração e totalização dos votos e a divulgação dos resultados pela Justiça Eleitoral. O prazo para definição das regras é 5 de março.
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o texto básico do projeto que tem o objetivo reduzir os custos das campanhas eleitorais. Apesar disso, restaram 40 emendas que precisam ser apreciadas.
(SILVANA DE FREITAS)


Texto Anterior: Lula empata com tucanos em SP
Próximo Texto: Escândalo do "Mensalão"/Caso Santo André: Família de Daniel relata ameaça e deixa país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.