São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor-geral da AIEA vem ao país discutir apoio ao Irã

Yukiya Amano quer debater a ambição nuclear iraniana

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A questão nuclear e o Irã estarão no centro da política externa brasileira durante este mês e vão liderar a agenda de conversas da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, que chega hoje e se reúne amanhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler Celso Amorim.
Também será esse o tema principal da vinda ao país do diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica da ONU), o japonês Yukiya Amano, prevista para a segunda quinzena deste mês.
Os EUA lideram um movimento internacional para ampliar as sanções ao Irã, que já enriquece urânio a 20% e ameaça chegar a 80%, o que o deixaria às portas da fabricação da bomba atômica.
O Brasil defende negociação com o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad, tentando fazer uma ponte entre ele e a AIEA. O principal argumento brasileiro é o de que o Irã já mandou uma carta para a entidade, sugerindo um acordo de troca de urânio por combustível. A agência não aceitou.
Ontem, Amano voltou a advertir que a agência não pode ratificar a natureza pacífica das pesquisas nucleares iranianas -como Ahmadinejad alega-, pois não teve acesso a elas.
Hillary vai se encontrar com Amorim às 11h de amanhã, almoçará no Itamaraty e participará de uma entrevista coletiva com o chanceler brasileiro. Depois, os dois irão se encontrar com o presidente Lula.
Se os EUA insistem em priorizar a questão nuclear na agenda, o Itamaraty diz que os itens principais são "positivos".
Na lista, memorandos de cooperação trilateral dos EUA e do Brasil tanto com o Haiti quanto com países africanos; mudanças climáticas; reforma do Conselho de Segurança da ONU e as questões gerais da OMC, principalmente a retomada da Rodada Doha de comércio, contra os subsídios agrícolas dos países ricos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Foco: Chuva frustra show aéreo de caça americano no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.