São Paulo, segunda-feira, 02 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Não é tão perdida

youtube.com/aljazeeraenglish e survival-international.org
A foto da tribo na Al Jazeera e o vídeo da Survival narrado pela atriz Julie Christie, na home da organização londrina


Nos EUA, elas saíram até nas rádios, da NPR ao programa de Rush Limbaugh, que descreveu "selvagens". Também pelas redes NBC, ABC, a canadense CBC e a Al Jazeera, do Qatar, todas com vídeos on-line. Mais "New York Times", "Le Monde", "Guardian", o escocês "Scotsman". São as fotos da tribo na Amazônia, supostamente sem contato, que rodam mundo.
Além delas, nas reportagens, encontram-se porta-vozes da Survival International, de Londres, que fez parte das fotos e tem até vídeo sobre o tema, no site. Os entrevistados admitem que a ação tem fim político -conter o avanço sobre a terra, no lado peruano.
Mas o momento e o teor das reportagens coincidem também com a decisão do Supremo sobre a reserva em Roraima. Enquanto a Associated Press já destaca que a tribo é conhecida há décadas, na verdade, o site de humor The Spoof lança piada, sob o título "Tribo perdida do Brasil não está tão perdida, afinal".

OS BRANCOS

amazon.com


O assunto avança pelas seções do "NYT", que ontem resenhou a obra "Tree of Rivers: The Story of the Amazon", de John Hemming. Ele "mapeia a destruição dos índios por homens que não viam valor na floresta, só escravos", e afirma que "sua sobrevivência depende de evitar os brancos"

O MILIONÁRIO

fantastico.globo.com


Johan Eliasch, o consultor do primeiro-ministro britânico, falou ao "Fantástico" e se tornou alvo da nova histeria global -agora que antigos chefes militares se lançaram contra a reserva Raposa/Serra do Sol.
A rede mostrou "o que tem a dizer o milionário sueco que está sendo investigado pela enorme quantidade de terras que comprou na Amazônia". Tem mais, "nossos repórteres foram até a propriedade do milionário e descobriram que alguns dos projetos ambientais que ele afirma desenvolver na verdade não existem".

EM PÉ DE GUERRA
O "Wall Street Journal" avisa que a "cúpula sobre inflação dos alimentos", esta semana em Roma, vai virar "debate sobre biocombustíveis". Já virou, pelo que diziam ontem as agências, com Lula agarrando toda chance de defender etanol e culpar a "especulação com petróleo".

NÚMERO UM
Lula foi além e disse à BBC Brasil que Cuba vai produzir etanol de cana, "parece." O chanceler Celso Amorim, recém-chegado de lá, gaguejou e não confirmou. Nos dias anteriores, por Folha Online e outros, ele e o vice cubano previam o Brasil como "parceiro número um" de Cuba.

"POLICIAIS"

odia.terra.com.br


Sábado à tarde já estava nas bancas do Rio "O Dia", com a denúncia de tortura de seus próprios jornalistas pelas "milícias" de policiais e outros na favela do Batan. Repercutiu pelos sites e telejornais, ainda no sábado -com o "Jornal Nacional" dando até escalada para a "violência contra a equipe de um jornal da cidade"


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Pedetista sairá de conselho para não julgar Paulinho
Próximo Texto: Entrevista da 2ª/José Carlos Meirelles: Decisões sobre Amazônia são tomadas no "Sul maravilha"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.