São Paulo, terça-feira, 02 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Saldo do grampo
As conversas telefônicas grampeadas pela PF de petistas de Santo André (SP) não revelam nada que indique que José Dirceu tenha sido o destinatário de propina arrecadada na cidade. A denúncia foi feita pelo irmão de Celso Daniel. Também nada acrescentam à investigação sobre a morte do prefeito.

Sem pressa
As fitas gravadas pela PF, no entanto, trariam indícios de irregularidades na Prefeitura de Santo André. Policiais que ouviram os diálogos estranham que, até agora, a CPI municipal não tenha requisitado as fitas. Vereadores disseram ontem que "não tinham pensado no assunto".

Alvos ilustres
O PT tem informações de que possa haver um segundo lote de fitas contra o partido no mercado. Os governadores Zeca do PT (M) e Jorge Viana (AC) teriam sido grampeados ilegalmente desde o início do ano.

Indicação documental
Policiais federais acharam apressada a afirmação de Reale Júnior (Justiça) de que não houve investigação sobre Lula. O próprio relatório dos agentes que atuaram no caso diz que a denúncia contra o petista tinha "dados inconsistentes" -conclusão que só podia ser feita após alguma investigação.

Fronteira de risco
A mídia estrangeira tem cobrado de José Serra, candidato governista, explicações sobre a crise econômica brasileira. A assessoria do tucano recebeu pedidos de entrevistas de jornalistas norte-americanos, holandeses, italianos, franceses, gregos, espanhóis e chineses.

Casa do inimigo
A convenção do PSB-AL que definiu Ronaldo Lessa como candidato à reeleição foi feita no Ginásio Presidente Fernando Collor de Mello, em Maceió. O ex-presidente é um dos maiores adversários do governador alagoano na sucessão estadual.

Queda-de-braço
Heloísa Helena (PT-AL) fará um discurso hoje no Senado para anunciar que vai desistir de sua candidatura ao governo de Alagoas se o PT decretar intervenção no diretório do partido no Estado a fim de obrigá-lo a coligar-se com o PL.

Impasse ético
Heloísa alega que o PL-AL é formado, basicamente, por "colloridos, usineiros e indiciados na CPI do Narcotráfico". "Não vou me desmoralizar.", diz. Os candidatos a deputado ameaçam desistir também.

Laranjal adubado
A cúpula do PT diz que, confirmada a desistência de Heloísa Helena, deverá lançar Judson Cabral, vereador em Maceió, ao governo de Alagoas.

Papagaio de pirata
Nizan Guanaes, marqueteiro Serra, desaconselhou o tucano a participar da festa da seleção brasileira com FHC, no Planalto. Para não passar ao eleitorado a imagem de "oportunismo".

Carona cinco estrelas
A participação do pernambucano Rivaldo na conquista do penta é explorada em mensagens veiculadas na TV pelo governo de Jarbas Vasconcelos (PMDB). A Prefeitura de Paulista, terra natal do jogador, usou o mesmo esquema tático.

Mãozinha gratuita
O PPS paulista deu uma pequena força à estratégia do PSDB de Serra de vincular Ciro Gomes à imagem de Fernando Collor (PRTB-AL): lançou ao governo de SP Antônio Cabrera, ex-ministro da Agricultura do governo collorido.

Insípido e amargo
Do ex-deputado Cunha Lima (PPS), sobre a chapa Alckmin (PSDB) e Cláudio Lembo (PFL): "É a chapa chuchu com jiló. O primeiro não tem gosto e do outro ninguém gosta".

Visita à Folha
O deputado federal Marcos Cintra (PFL-SP) visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do ex-governador João Capiberibe (PSB-AP), sobre a aliança entre o PT e o PL:
- Esse excesso de pragmatismo aponta que, num eventual governo do PT, não haverá muitas mudanças no país.

CONTRAPONTO

Cultura fast food

O prefeito de Aracaju (SE), Marcelo Déda (PT), tirou férias no início deste ano e viajou com as três filhas para Salvador.
No primeiro dia de viagem, Déda frustrou a expectativa das crianças, que queriam conhecer shopping centers da cidade.
O prefeito saiu de carro para um passeio pelas atrações históricas da cidade.
- Esse aqui é o Forte de São Marcelo, construído para proteger Salvador da invasão holandesa- explicou Déda, no melhor estilo de guia turístico.
- Cadê o shopping, pai? -retrucou a filha mais nova.
Déda fingiu que não ouviu e continuou o passeio, descendo a ladeira da Barra:
- À sua direita está o famoso Farol da Barra.
Impaciente e com fome, a filha caçula retrucou, provocando gargalhadas na família:
- E à sua esquerda está o famoso Mc Donald's!



Próximo Texto: PT sob Suspeita: Mais um empresário diz à CPI que já pagou propina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.