São Paulo, terça-feira, 02 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE

Enterro está previsto para as 17h; Casa da Prece deve ser mantida

50 mil pessoas se despedem do médium Chico Xavier

EVANDRO SPINELLI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Cerca de 50 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, passaram pelo velório do médium Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, até as 18h de ontem.
Ele morreu anteontem, em sua casa, aos 92 anos, de parada cardíaca. O enterro está previsto para as 17h de hoje, no cemitério São João Batista, em Uberaba (MG).
O velório longo -começou às 23h de anteontem- foi um pedido do próprio médium à família.
Chico Xavier vivia em Uberaba desde a década de 30. Ele mantinha na cidade um centro espírita e uma casa assistencial.
As pessoas que queriam ver o médium pela última vez enfrentavam uma fila de três a quatro quilômetros, com espera média de uma hora e 30 minutos para entrar na Casa da Prece, local em que Xavier exercia sua mediunidade e onde ocorreu o velório.

Caravanas
Pessoas de várias partes do país eram aguardadas nesta madrugada. Segundo amigos do médium, pelo menos 30 ônibus chegariam a Uberaba a partir das 23h de ontem, vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
A dona-de-casa Luana Tozzi, 44, foi por conta própria de Barretos (SP), onde mora, para Uberaba. "Ele foi um exemplo de vida do nosso século", afirmou.
A Casa da Prece recebia todos os sábados cerca de mil pessoas, que procuravam o médium para receber notícias de pessoas mortos, curas para suas doenças ou simplesmente para apertar a sua mão.
Os coordenadores do local disseram que pretendem manter a peregrinação. "Já conversamos com uns amigos que trabalharam com ele [Xavier" no dia-a-dia e eles querem continuar o trabalho, mas a lacuna que o Chico Xavier deixou jamais será preenchida", afirmou Eurípedes Higino, filho adotivo do líder espírita.
Estiveram no velório o ator Caio Blat, sua mulher, a cantora Ana Ariel, o ator Norton Nascimento e a modelo Núbia Ólive. Eram aguardados os apresentadores Xuxa Meneghel, Gugu Liberato e Silvio Santos, e os cantores Roberto Carlos, Fábio Júnior e Moacir Franco. Não havia, porém, confirmação das presenças. Para hoje, é aguardada a visita do governador Itamar Franco e cogita-se a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso.



Texto Anterior: São Paulo: Maluf escolhe dono da Uniban para vice
Próximo Texto: FHC e Tebet lamentam morte de líder espírita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.