São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEPOIS DA CÚPULA
Líder cubano vai a encontro de estudantes
Fidel vê Itamar e se queixa dos EUA

da Agência Folha,

em Belo Horizonte

O presidente de Cuba, Fidel Castro, 72, participou ontem do 46º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), em Belo Horizonte, e encontrou-se com o governador Itamar Franco (PMDB), no Palácio da Liberdade, onde foi recebido com honras militares.
Foi a primeira vez que um presidente de um país participou de um congresso da UNE. Por isso, e também pela "afinidade ideológica" com dirigentes da UNE, ligados ao PC do B, Fidel recebeu a placa de presidente honorário da entidade estudantil. Com Itamar, Fidel conversou por quase uma hora.
Ao discursar no congresso, Fidel Castro reclamou da supressão de uma condenação explícita a uma lei anti-Cuba na Declaração do Rio de Janeiro, documento final do encontro entre os países da América Latina, Caribe e Europa.
Pela Lei Helms-Burton, aprovada em 1996, a Justiça dos EUA pode punir empresas que por investimentos em Cuba.
Mesmo assim, disse que sentia "alegria e orgulho" de saber que alguns países da América Latina e do Caribe têm interesses comuns e que via "esperança", apesar das "contradições inquestionáveis" com os EUA.
Fidel também falou longamente sobre o ataque ocidental à Iugoslávia. Condenou a participação de vários países europeus no que chamou de "genocídio contra um povo" e indagou qual será a atitude desses países quando os EUA agirem sozinho contra algum país.
Sobre o que chamou de "hipocrisia" da Otan, Fidel disse que Cuba sempre resistirá, como está resistindo "há 40 anos", "se um dia alguma bomba cair" sobre o seu país.
"O comportamento do nosso povo será tão heróico como foi o comportamento dos sérvios", disse, ao fechar o discurso com o tradicional "até a vitória, sempre". (PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: STF impõe 2 derrotas à CPI dos Bancos
Próximo Texto: Discurso afugenta platéia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.