São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boca-de-urna mostrou indefinição

DA REDAÇÃO

As pesquisas de boca-de-urna realizadas pelo Datafolha em dez capitais apontaram segundo turno em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
A segunda rodada de votação acontece no próximo dia 29. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o candidato, para vencer no primeiro turno, precisa chegar ao final da apuração com 50% dos votos válidos mais um.
Em Porto Alegre, São Luís, Recife e Maceió, a pesquisa de boca-de-urna apontava situação indefinida, devido à margem de erro. As quatro cidades também terão segundo turno, segundo a apuração.
Em Salvador, a boca-de-urna já mostrou o atual prefeito, Antonio Imbassahy (PFL), reeleito. Ele teve na pesquisa 55% dos votos válidos -isto é, excluídos os em branco e os nulos.
No Rio, o prefeito Luiz Paulo Conde (PFL), apareceu com 38% dos votos válidos. Seus adversários, Cesar Maia (PTB) e Benedita da Silva (PT), ficaram empatados em segundo lugar com 22%. Segundo a apuração, Cesar enfrentará Conde.
Em Belo Horizonte, o prefeito Célio de Castro (PSB), teve 46% dos votos válidos, contra 3% de João Leite.
O prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães (PMDB), segundo o levantamento, estava tecnicamente empatado na liderança da boca-de-urna com Inácio Arruda (PC do B). Na pesquisa de boca-de-urna, Juraci tinha 34% das preferências, e Inácio, 31%. O Datafolha deu a Tarso Genro (PT) 50% dos votos válidos, mas a margem de erro da pesquisa era de dois pontos, o que abria a possibilidade de segundo turno. Ele enfrentará, conforme a apuração, Alceu Collares (PDT), 22% na boca-de-urna.
A situação foi semelhante em São Luís, Recife e Maceió, cidades onde a margem de erro tornou os resultados da pesquisa não conclusivos.
Em São Luís, Jackson Lago (PDT), aparecia com 52%. Em Recife, o prefeito Roberto Magalhães (PFL) tinha 51% e o segundo colocado, João Paulo (PT), 33%. A margem de erro em ambas era de dois pontos.
A disputa em Maceió estava ainda mais acirrada. A prefeita Kátia Born (PSB) ficava com 47% dos válidos.

Interior
Já no interior de São Paulo, o Datafolha previu segundo turno em cinco das oito cidades avaliadas: Guarulhos, Diadema, Campinas, São José do Rio Preto e Santos.
Em Guarulhos e Diadema, três candidatos disputavam uma vaga no segundo turno. Já em Campinas e em São José do Rio Preto, havia empate técnico na disputa pela segunda colocação. Em Santos, Telma de Souza (PT) ficou com 46% dos votos válidos. Enfrenta no segundo turno o prefeito Beto Mansur (PPB), que teve 37%.
As pesquisas de boca-de-urna apontaram a vitória de Antônio Palocci (PT) em Ribeirão Preto e a reeleição de Maurício Soares (PPS) em São Bernardo do Campo e de Emanuel Fernandes (PSDB) em São José dos Campos.


Texto Anterior: O Brasil que sai das urnas: Resultados da eleição nas 26 capitais mostram avanço de partidos de oposição
Próximo Texto: Apuração: TSE prevê conclusão até meio-dia de hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.