São Paulo, sábado, 02 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Contencioso
A oposição de gente do Planalto a eventual visita de Lula a Marta Suplicy amanhã fez crescer a insatisfação do PT paulistano com Brasília e transformou em queda-de-braço a aparição ou não do presidente ao lado da candidata no dia da votação.

Pesagem eleitoral
Petistas de São Paulo argumentam que não existe restrição legal à presença de Lula ao lado da candidata -Geraldo Alckmin deverá estar com José Serra. Para o grupo da prefeita, seria demonstração de força importante para o segundo turno.

Em debate 1
Assediados por tucanos e petistas, Orestes Quércia, Michel Temer e Luiza Erundina pensam em tomar uma decisão comum, talvez já na próxima semana. Asseguram que ainda não decidiram seu destino no segundo turno paulistano.

Em debate 2
Peemedebistas enxergam intriga na versão de que Michel Temer descartaria apoiar José Serra em São Paulo em razão de interesses no governo federal.

Sinal dos tempos
Nos bastidores do debate da Globo, Paulo Maluf usou exemplo familiar para ilustrar o aumento da violência. Contou que, ao entrar na faculdade, recebeu do pai um Jaguar conversível. Seu neto, na mesma situação, ganhou um Passat blindado.

Como disse?
No debate de quinta em Manaus, alguém quis ouvir os pensamentos de Amazonino Mendes sobre inclusão digital. Resposta: "Bem, quanto à impressão digital...". Líder, o pefelista perdeu as estribeiras quando teve um pedido de direito de resposta recusado pelo mediador.

Respingo
No debate em Porto Alegre, o petista Raul Pont perguntou se José Fogaça (PPS) privatizaria o serviço de água da cidade. Negativo: "Não pretendo fazer como Palocci, que privatizou a água quando prefeito de Ribeirão Preto". Na verdade, foi o esgoto.

Encontro marcado
José Mentor (PT), da CPI do Banestado, debaterá com José Aníbal (PSDB) amanhã à noite no programa "Dois a Um", de Mônica Waldvogel, no SBT.

Bala de prata
Guido Mantega (Planejamento) foi o menos acionado dos 19 ministros do PT no primeiro turno da campanha. Piada de desafetos: está guardado como arma secreta para a etapa final.

Ordem unida 1
Seis juízes eleitorais de Campo Grande (MS) desistiram ontem de pedir a ação do Exército nas eleições, após receberem de comandantes da PM a garantia de que a corporação será "legalista" e cumprirá somente as ordens dadas pela Justiça Eleitoral.

Ordem unida 2
Em 2002, juízes chamaram o Exército porque o comandante-geral da PM, José Ivan de Almeida, ainda no cargo, convocou oficiais da corporação para atuar na campanha de reeleição do governador Zeca do PT.

Fosfosol
O governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, já achou explicação para o insucesso do PMDB em Recife: o problema seria o candidato, Cadoca. Num debate, conseguiu até esquecer nomes de ruas da cidade.

City tour
O pefelista Roberto Brant encerrou sua modesta participação na disputa em Belo Horizonte dizendo que "descobriu" a cidade durante a campanha.

Circulando
A pedido da Caixa Econômica Federal, a Justiça autorizou o Comando de Operações Táticas da PF a dissolver assembléia de funcionários que ocorria na garagem da instituição. Os seis assembleístas foram dispersados.

TIROTEIO

Do presidente nacional do PT, José Genoino, sobre declaração de Anthony Garotinho (PMDB) segundo a qual o partido de Lula "é o novo travesti da política":
-O secretário perdeu o rumo. Em vez de tratar da segurança do Rio, foi cuidar de eleição e meteu os pés pelas mãos.

CONTRAPONTO

Antena ligada

Durante sua segunda passagem pela Prefeitura de São Paulo (1986-1988), Jânio Quadros recebeu em casa, certo dia, um jornalista e um repórter fotográfico para uma entrevista.
Antes, decidiu convidar a dupla -que tão logo entrou na casa passou a ser seguida pelo cachorro da família- para almoçar. Aceito o convite, os comensais passaram à mesa, onde o animal de estimação não lhes deu um minuto de trégua.
Cansado do assédio, o fotógrafo apimentou discretamente um pedaço de carne e, levando-o para debaixo da mesa, alimentou o cão, enquanto o prefeito conversava com o entrevistador.
Assim que mordeu a carne, o animal correu para fora da sala em busca de água. Foi quando Jânio, que até então parecia alheio ao episódio, comentou:
-Interessante. O senhor tem um método pouco ortodoxo de educar os animais.


Próximo Texto: Justiça autoriza quebra de sigilo bancário de Buratti
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.