São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / MINAS GERAIS

PSDB de Aécio dá sinais de que pode encolher em MG

Sigla disputa em 13 das 28 maiores cidades, mas prevê que terá vitória só em três

Previsão do PSDB leva em conta pesquisas; tucanos admitem que presença de Aécio na TV não é garantia de vitória no primeiro turno


FERNANDA ODILLA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dono do maior número de candidatos a prefeito em Minas Gerais -322-, a performance do PSDB nas maiores cidades do Estado dá sinais de que o partido pode encolher depois desta eleição, segundo análise da própria direção da legenda.
Das 28 cidades mineiras com mais de 100 mil habitantes, os tucanos têm candidatos a prefeito em apenas 13 municípios. Desses, o PSDB mineiro conta como certa a vitória em apenas três cidades: Sete Lagoas, Lavras e Coronel Fabriciano. Os dirigentes tucanos levam em conta pesquisas locais e o retorno dos próprios candidatos para fazer as previsões.
A sigla já contabiliza neste ano redução de 2% no número de cabeças de chapa em relação às eleições passadas, conforme levantamento feito pela Folha nos registros de candidatura no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2008 e 2004. O governador Aécio Neves (PSDB), segundo tucanos mineiros, optou por não adotar a tradicional política de fortalecer o partido incentivando a filiação de prefeitos e vereadores.
O secretário-geral do PSDB em Minas, Lafaiete Andrada, disse que cerca de 50 prefeitos se filiaram à legenda em cinco anos de gestão Aécio. Ele explicou que o governador não estimula a migração porque prefere "a política de estar bem com todas as legendas".
Andrada admite que o PSDB pode até eleger menos prefeitos, mas está convencido de que Aécio sairá vitorioso da eleição. "A figura dele é tão forte no Estado que Aécio está acima dos partidos."
Os próprios tucanos admitem, contudo, que nem sempre a presença de Aécio em carreatas e programas de rádio e TV é garantia de vitória no primeiro turno. Em Contagem, onde ele fez campanha, o ex-prefeito Ademir Lucas (PSDB) lidera as pesquisas, mas dificilmente liquidará a disputa no domingo e deve ir para o segundo turno contra Marília Campos (PT).


Texto Anterior: Recife: Aliança entre DEM e PMDB é tida como certa
Próximo Texto: Aécio atua mais em campanhas fora do Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.