São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

A mãe de todas?

Fim do dia e as manchetes on-line de "New York Times", "Washington Post" e "Wall Street Journal" eram todas para o pacote "revisado", em votação ontem no Senado dos EUA e hoje, talvez, na Câmara -onde "não há garantia de aprovação". Logo abaixo, no site do "WP", "Investidores retiram bilhões de dólares" de ações e fundos, "em massa".

 

Enquanto isso, o "Senhor Apocalipse" Nouriel Roubini anunciava em seu blog que vem aí "a mãe de todas as corridas bancárias", nos EUA. Em entrevistas aos canais Bloomberg e BBC, acrescentou que uma corrida "silenciosa" para retirar os depósitos sem garantia, acima de US$ 100 mil, já começou. E alertou que nem se trata mais de crise financeira, mas "econômica", como atestam as montadoras em queda e o resgate da General Electric por Warren Buffett.

PACOTE AQUI, PACOTE LÁ
Na manchete on-line do "Financial Times", "Europa está dividida sobre fundo para bancos", que seria "comum", da União Européia toda, idéia da França para criar uma proteção contra a crise americana.
Por aqui, no meio da tarde, UOL e sites de jornais traziam a manchete "Lula diz que Brasil não terá pacote anticrise". No portal Terra, na mesma linha, "Lula vê casa arrumada para enfrentar crise".
Na Reuters Brasil, por outro lado, "Lula recomenda que não falte crédito no país". Depois, na escalada do "Jornal Nacional" e de outros telejornais, a confirmação de R$ 5 bilhões para a produção agrícola.

COFRES CHEIOS
Análise da Reuters, desde Buenos Aires, dizia ontem que "as reservas cheias podem servir de colchão para a América Latina". Em suma, "os fundamentos econômicos latino-americanos estão mais fortes do que jamais estiveram para resistir à recessão global". Economistas vêem risco para o crescimento e a arrecadação, mas não de colapsos bancários.

SLIM SE MOVE
Entrevistado no México, o bilionário Carlos Slim avaliou, via AP e a alemã DPA, que a crise vai tornar a América Latina "mais importante para os EUA", por seus novos consumidores. Aconselhou Washington a tomar parte dos bancos em dificuldades -e não apenas resgatar seus papéis podres.

NOVO VELHO LULA
O "WP" deu longa reportagem sobre o encontro em Manaus, abrindo ontem sua seção "World", para ressaltar como Lula mudou, ele que antes evitava acompanhar Hugo Chávez e outros nos ataques aos EUA. "Não mais", avisa o texto, enviado do Rio. "A crise financeira americana atingiu os emergentes, irritando líderes que engoliram o conselho americano de responsabilidade fiscal por anos."

DA CHINA, DO IRÃ
Por outro lado, tanto a chinesa Xinhua como o canal iraniano Press TV, em inglês, cobriram a reunião em Manaus, para destacar os sete acordos de integração comercial e energética assinados por Lula e Chávez, no caso da China, e a crítica conjunta aos EUA, no caso do Irã.

"BRAZIL RISING"
O vice-presidente da instituição nova-iorquina Americas Society, Eric Farnsworth, atuante no Departamento de Estado há duas décadas, escreveu a longa análise "Brasil ascendente", para seu site e também a revista "Poder". Aconselha o próximo presidente dos EUA, seja quem for, a "tomar nota" de que o país não pode mais ser subestimado, "em questões do comércio ao programa nuclear do Irã e à segurança energética".

CHICO BIN LADEN
bbc.co.uk
No "Digital Planet", a tecnologia eleitoral

O programa sobre tecnologia da BBC segue no Brasil e ontem destacava como o país digitalizou as eleições. Para a Justiça Eleitoral, trata-se do "melhor sistema do mundo" e "o mais importante é que a sociedade acredita". E vêm novidades por aí, como o uso de impressão digital.
Por outro lado, o "Telegraph" segue com os vexames da campanha para vereador, em que Barack Obama agora enfrenta Chico bin Laden, Luis bin Laden, DJ Saddam etc. Também Lula Ambulância, Lula Rádio, Lula Cabeleireiro. E no UOL, com "santinhos", José Simão acresce dezenas -de "Zezinho Merda" a "Cagado".

"EREÇÕES!"
noticias.uol.com.br/monkeynews
Na Galera Medonha do UOL, uma das variações de Osama bin Laden nesta campanha

SERRA 2010
O iG, com link para blog, manteve anteontem no ar, por horas seguidas, a manchete "Para Carlos Montenegro", do Ibope, "dá José Serra em 2010". O ombudsman do portal criticou, perguntando se é "opção eleitoral".

ANTES, COVAS
Reuters Brasil e outros priorizaram o futuro da ala covista do PSDB diante da cristianização de Geraldo Alckmin. Marta diz que já deu "votos quando Covas foi candidato". E já teria encontrado Mário Covas Neto.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Minas: TSE rejeita recurso e mantém Aécio fora do programa de Lacerda
Próximo Texto: Eleições 2008 / Legislativo: Personalidades se esquivam de declarar voto em vereador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.