São Paulo, sexta-feira, 02 de outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

É guerra

Na esteira do mau humor do Planalto com o Tribunal de Contas da União, o PT emplacou na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara um requerimento de informações capaz de promover uma devassa na atuação dos ministros do TCU. No meio dos oito questionamentos, os petistas Devanir Ribeiro e Cândido Vaccarezza cobram dados sobre gastos com viagens, diárias, cargos de confiança e assessores nos últimos cinco anos. "Todo mundo quer saber da nossa vida. A gente quer saber da deles", resume Devanir.
O partido conseguiu aprovar a ida à Câmara do ministro Aroldo Cedraz, relator do parecer pró-suspensão de obras do PAC. Tentará ainda pôr em votação projetos que limitam o funcionamento do tribunal.




The end 1. E no final saiu tudo como Lula queria. Toda a recente "ação afirmativa" da candidatura presidencial de Ciro Gomes, bem como o anunciado compromisso da direção do PSB de respeitar sua decisão sobre domicílio eleitoral, não resistiu ao rolo compressor operado pelos emissários do presidente.

The end 2. Agora, embora o discurso oficial reze que a candidatura em SP é "apenas uma segunda opção" e que Lula dará "todo o apoio" se Ciro decidir permanecer na cédula nacional, os jogadores principais, no governo e na oposição, têm leitura bastante diversa: segundo eles, a candidatura a governador tornou-se no mínimo provável.

Mico. Paulo Skaf, que na quinta foi dormir candidato ao Palácio dos Bandeirantes, viu ontem sua cotação despencar. O presidente da Fiesp deve ter se lembrado de advertência ouvida às vésperas de sua entrada no PSB: "Você só é senhor de si mesmo até assinar a ficha de filiação".

Bancada do PIB. Skaf arrastou 14 empresários para o PSB. A cereja do bolo é Benjamin Steinbruch, da CSN, que confidenciou a amigos ter pretensões eleitorais (sem especificar quais) para 2010.

Por que não? De Marta Suplicy, em entrevista ao deputado estadual tucano Orlando Morando a ser exibida amanhã na "TV Mais", sobre eventual candidatura sua ao governo: "Pode até ser, se o Palocci achar que não é ele".

Em tempo. A gravação da entrevista se deu antes da novidade sobre Ciro Gomes. Ontem, emissários de Lula diziam que foi prometido ao deputado o apoio incondicional do PT caso ele aceite a missão de concorrer em São Paulo.

Uniforme. A delegação brasileira em Copenhage, Lula e Sérgio Cabral à frente, usará na cerimônia de hoje a mesma combinação de paletó azul e calça cinza, com gravata alusiva ao projeto Rio-2016. Ontem, Michelle Obama, que patrocina a candidatura de Chicago, priorizou delegados africanos. Lula preferiu falar com os membros considerados refratários à postulação do Rio e com aqueles que precisam de "carinho extra".

Aquisições. Pelas mãos do deputado Campos Machado, filiaram-se ao PTB em São Paulo os ex-ministros Almir Pazzianoto (Trabalho, no governo Sarney) e João Santana (Administração e Infraestrutura, na gestão Collor).

Fico. E o ex-governador Luiz Antonio Fleury, depois de conversar com siglas como PV e PPS, decidiu permanecer no PTB. Diz que ainda não decidiu se disputará algum cargo em 2010. "Por enquanto sei apenas que apoiarei Serra para presidente e o candidato de Serra para governador."

Visitas à Folha. Marcos Sawaya Jank, presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de Açúcar), visitou ontem a Folha. Estava com Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa, e Luiz Lacerda Biagi, acionista da Santelisa Vale.
João Carlos de Luca, presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de José Carlos Mattos, gerente de Relações Externas, Flávio Rodrigues, do comitê de Relações Externas, Tatiana Campos, assessora de Comunicação, e Betina Bernardes, diretora da FSB.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

Na caça por celebridades, só falta alguns partidos contratarem "headhunters".

Da deputada estadual MARIA LÚCIA AMARY (PSDB-SP), sobre a presença de artistas, esportistas e afins na lista de recém-filiados a diversas siglas, notadamente o PSB.

Contraponto

Banco de imagens

Ao chegar recentemente ao Palácio dos Bandeirantes para uma visita ao correligionário José Serra, o deputado federal Gustavo Fruet observou que numa ala próxima ao gabinete do governador paulista estavam expostas fotografias do Paraná, sua base eleitoral.
No final da conversa, Serra foi até o elevador com Fruet, que elogiou a beleza das fotos. Um assessor do governador brincou:
-São bonitas mesmo. Na próxima semana vem um pessoal da Bahia. Daí a gente troca os painéis...


Próximo Texto: Regra de fidelidade fracassa, e 45 políticos trocam de partido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.