UOL

São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aids devasta Moçambique

DA REDAÇÃO

Moçambique também se tornou independente de Portugal em 1975, pondo fim a quase cinco séculos de colonialismo. Mas sua dependência econômica da África do Sul, o êxodo de parte substancial de sua população, uma seca terrível e uma longa guerra civil minaram seu desenvolvimento.
O país abandonou oficialmente o marxismo em 1989, e uma nova Constituição, aprovada em 1990, permitiu a realização de eleições multipartidárias e a introdução da economia de mercado. Um acordo de paz, negociado pela ONU, foi assinado em 1992.
Devastado por enchentes em 1999 e 2000, o país só viu o investimento internacional crescer recentemente, graças à estabilidade e medidas de saneamento econômico adotadas pelo governo.
A inflação chegou a ser contida no final da década de 90, mas o país ainda depende de ajuda financeira internacional, e a maioria de seus habitantes vive abaixo da linha da pobreza.
Sua população é uma das mais atingidas pela Aids no planeta, o que causa altos índices de mortalidade entre jovens e adultos.
Moçambique faz parte de várias rotas de tráfico de drogas. (MSM)



Texto Anterior: Conflitos civis marcam Angola
Próximo Texto: Namíbia possui melhor renda
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.