São Paulo, terça-feira, 02 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Classe média se volta para o PSDB, diz Tasso

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Ao falar sobre a vitória da petista Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza, o senador Tasso Jereissati, principal cacique do PSDB no Ceará, disse torcer por ela, mas afirmou que espera que ela e o PT "tenham criado juízo".
"Eu acho que a Luizianne, ao assumir a administração, vai ter que renunciar a uma série de pontos do seu discurso antigo. Ela vai ter que se adaptar ao FMI, vai querer recursos do Banco Mundial, vai querer empréstimos internacionais, vai ter que reajustar tarifas de ônibus, não vai poder dar aumento de 70% para o funcionário público, não vai ter dinheiro para acabar com todas as áreas de risco", disse.
"Então, ela vai ter que adaptar o seu discurso à realidade da administração. Se ela quiser dar um aumento muito alto aos funcionários públicos, quebra no segundo mês, não vai ter dinheiro para fazer mais nada", afirmou o senador, que não revelou o voto.
Luizianne foi eleita com 56,21% dos votos, contra Moroni Torgan (PFL). Ela é integrante da tendência Democracia Socialista, da ala mais à esquerda no partido, e foi rejeitada pela cúpula petista durante todo o primeiro turno.
Tasso conviveu, durante seu primeiro mandato no governo do Estado (foi eleito em 1986), com a primeira prefeita do PT em capitais no país, Maria Luiza Fontenele, que administrou Fortaleza entre 1985 e 1988.
Ao final de seu mandato, Maria Luiza foi expulsa do PT, por não querer administrar para a burguesia, segundo ela. A gestão da petista foi bastante tumultuada e considerada desastrosa.
"Com o discurso radical de "Fora Banco Mundial" e "Fora FMI", não vai ter recursos", disse Tasso. "Espero que tenham criado juízo. E espero sinceramente. Torço para que realmente ela venha mudar a mentalidade que predominou na primeira administração do PT aqui."
Ontem à tarde, Luizianne tinha uma entrevista marcada com jornalistas, mas desmarcou e depois sumiu, e nem seus assessores foram mais encontrados por telefone. A prefeita eleita não ficou em casa, foi para um hotel no Porto das Dunas, região nobre do município de Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza. Na madrugada de ontem, ela participou da festa da vitória em frente a seu comitê, que reuniu cerca de 40 mil pessoas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.