São Paulo, segunda, 2 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO
Fraude em apuração tira vaga do PSB e beneficia petista
Recontagem de voto na Paraíba aumenta bancada federal do PT

ADELSON BARBOSA
em João Pessoa

A bancada do PT na Câmara dos Deputados aumentou de 58 para 59 deputados depois que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Paraíba recontou os votos da cidade de Guarabira e anulou 769 votos do até então deputado eleito pelo PSB Beto Meireles.
O TRE descobriu que houve fraude em favor de Meireles na apuração dos votos de Guarabira (a 96 km de João Pessoa). Com a anulação dos votos, Meireles perdeu a vaga para o suplente de vereador de João Pessoa José Avenzoar Arruda das Neves (PT), 36.
Os dois faziam parte da frente de esquerda formada no Estado por PT, PSB, PV e PC do B. A votação total do petista permaneceu inalterada, mas os votos de Meireles diminuíram de 16.758 para 15.989.
Com a recontagem, também houve mudanças na lista de eleitos para a Assembléia Legislativa. A radialista Narriman Xavier (PFL), proclamada eleita, perdeu a vaga para Zarinha Rolim (PFL).
O TRE anulou 324 votos da radialista, diminuindo sua votação de 12.292 votos para 11.968. Zarinha Rolim permaneceu com a mesma votação. O deputado estadual Zenóbio Toscano (PMDB) perdeu 555 votos, mas teve a reeleição assegurada.
A Polícia Federal abriu inquérito para investigar fraudes nos municípios de Guarabira, Cuitegi, Araçagi e Pilõezinhos, que formam a 10ª zona eleitoral.
Os juízes eleitorais responsáveis pela recontagem constataram pelo menos três tipos de fraude.
Meireles e Narrima disseram que vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral contra o resultado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.