São Paulo, terça-feira, 03 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Sopro de otimismo

Em duas longas reportagens, ontem, o "Wall Street Journal" alertou investidores americanos a se "aventurarem no exterior", ainda "a saída inteligente". Segundo o jornal, "muitos gerentes de investimento, conselheiros financeiros e analistas encontram ações com bons preços em áreas como os emergentes", onde o movimento de venda teria sido "exagerado". Cita, logo de cara, que "um país atraente é o Brasil, com economia bem administrada e que está investindo em infraestrutura e educação". Um analista alerta para "uma recuperação das commodities".
No segundo texto, "Sinais de esperança num horizonte gelado" , o "WSJ" destaca precisamente como os "preços em alta das commodities" estariam "oferecendo um sopro de otimismo". De novo, abre pelas ações do Brasil, com o gráfico "Tentando se recuperar", mostrando Bovespa e petróleo. Registra que se prevê recuperação global no segundo semestre, encabeçada por emergentes como Brasil.
No fim do texto, "quando o mercado de ações dobrar a esquina, será mais rápido do que as pessoas pensam". Bloomberg e blogs já vão na mesma linha.

Robert Neubecker/wsj.com
Na ilustração do "WSJ", ontem, um investidor dos EUA olha para o Sul

EM TURNÊ FINANCEIRA
José Sérgio Gabrielli dá longa entrevista ao "Financial Times" , edição de hoje, sob o título "Petrobras olha para fora para refinar suas opções financeiras". O presidente da estatal confirma que negocia diretamente com China, EUA e "vários" o apoio ao programa de US$ 174 bilhões para desenvolver as novas reservas. Com os EUA, que querem "elevar a presença de companhias americanas no Brasil", as conversas estariam "atrasadas", mas a exportação de produtos de petróleo "vai aumentar". Nas negociações, o Brasil oferece, em troca do suporte financeiro, o futuro suprimento de derivados.

AINDA DAVOS
Em Davos, fechando o fórum, Gabrielli era um dos brasileiros que, "mesmo sem Lula", estavam "se pavoneando, confiantes", e comparando Brasil e EUA na crise.Foi como descreveu o "New York Times", num post bem-humorado acompanhado por vídeo da CNBC _sublinhando o "otimismo surpreendente" da delegação de "banqueiros e industriais", citando um executivo do Itaú.

AINDA DOHA
Já o "FT" destacou do último dia em Davos que as "esperanças" de retomar a Rodada Doha foram derrubadas pela "aspereza" com que se pronunciaram os representantes de Brasil e Índia, Celso Amorim e Kamal Nath, sobre os EUA _e vice-versa. Amorim e Nath reagiram ao protecionismo do plano de estímulo dos EUA e à ameaça de exigir "padrões ambientais e trabalhistas" na rodada.

ÊXODO URBANO
Na manchete do estatal "China Daily", na segunda-feira que fechou a semana de feriado para o Ano Novo Lunar no país, o enunciado foi "Fazendeiros em primeiro lugar em 2009". Na manchete do site http://www.chinadaily.com.cn/china/2009-02/02/content_7435356.htm , depois, "China promete apoio rural para enfrentar o desaquecimento".Mais embaixo, em letras menores para o despacho da agência Xinhua, o motivo de tanta atenção com o campo: "20 milhões de trabalhadores migrantes desempregados voltaram para casa". Ficaram por lá, pós-Ano Novo.

SEM FOGOS
Foi a manchete on-line do "WSJ", ontem, "China: queda deixa 20 milhões sem emprego". Em sua reportagem de Shuangyao, no centro da China, o jornal descreve como os fogos de artifício, que antes atravessavam a madrugada em festa pelo Ano Novo, agora pararam à meia-noite.

CIDADES DESERTAS
Foi também a manchete on-line do "FT", com os 20 milhões e, logo abaixo, a previsão de que tamanha "enchente" de desempregados "ameaça a segurança". O "Guardian" também destacou, dizendo que os desempregados "desertaram as cidades" maiores do país.

CELEB
perezhilton.com
Do blog de Perez Hilton (acima) aos tabloides, com fotos de um sem-número de "paparazzi", a cobertura global de celebridades se voltou ao Brasil, ontem, por Tom Cruise, Katie Holmes e Suri, a filha

BRANGELINA
No rastro de Tom Cruise e família, o tabloide inglês "Daily Mirror" anunciou que Brad Pitt, Angelina Jolie e família estariam "loucos" para comprar uma casa no Brasil _onde o ator deve interpretar o coronel britânico Percy Fawcett em novo filme.

E JESUS
E o "New York Daily News" destacou, para repercussão global, em especial no Brasil, que "Madonna encontrou Jesus _Jesus Luz, quer dizer". A notícia era que a cantora e o modelo brasileiro tiraram fotos em Nova York para uma revista e almoçaram.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Londrina: Após acordo, campanha de 3º turno é adiada
Próximo Texto: Janio de Freitas: Fugas e fugitivos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.