São Paulo, sábado, 03 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria ainda não sabe apontar qualidades de petista e tucano

Honestidade é a virtude mais citada para os dois candidatos, mas índice é baixo

DA REPORTAGEM LOCAL

A seis meses das eleições, os brasileiros ainda enfrentam dificuldade para apontar as principais qualidades dos favoritos na corrida presidencial. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, 61% dos eleitores não conseguem identificar a maior virtude de Dilma Rousseff (PT). No caso de José Serra (PSDB), que lidera as intenções de voto, o índice chega a 47%.
O problema se repete na hora de citar os defeitos dos pré-candidatos: 71% não sabem dizer o maior ponto negativo da petista, e 63%, o do tucano.
Entre todos os entrevistados, 24% elogiaram Serra por virtudes pessoais -as mais citadas foram honestidade (7%), inteligência (4%) e segurança (2%).
Sua atuação como ministro da Saúde, no governo FHC, foi lembrada em 10% das respostas. Apesar de mais recente, a gestão no governo paulista teve apenas 7% das citações. Outros 8% disseram não ver nenhuma virtude principal no tucano.
Ao serem perguntados sobre a principal qualidade de Dilma, 17% dos eleitores apontaram virtudes pessoais. A mais citada também foi a honestidade (3%), seguida por adjetivos como lutadora e inteligente -todos com 1%.
Outros 8% lembraram sua ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT, e 8% disseram não ver nenhuma qualidade principal nela.
O levantamento também revela os principais defeitos associados a cada concorrente.
Para 4% dos entrevistados, Serra pode ser definido como falso, cínico, mentiroso ou corrupto. Outros 3% afirmaram que ele não cumpre o que promete e 12% disseram não ver um defeito principal no tucano.
Dilma foi chamada de desonesta, mentirosa ou corrupta por 2% dos eleitores. O mesmo percentual a classifica como arrogante e prepotente -entre eleitores com renda superior a dez salários mínimos, o índice chega a 8%. Outros 71% não sabem apontar um defeito principal na petista.
De acordo com o levantamento, Serra tem 36% das intenções de voto para a Presidência. Dilma tem 27%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de março, com 4.158 entrevistados e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados estão registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 6.617/2010.
(BERNARDO MELLO FRANCO)


Texto Anterior: De folga: Serra viaja para Campos do Jordão e Dilma descansa em Brasília
Próximo Texto: PV atrai filiados após entrada de Marina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.