São Paulo, quarta-feira, 03 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOMENAGEM

Octavio Frias de Oliveira é a "Personalidade da Comunicação 2006"

"Publisher" da Folha recebe prêmio

DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Octavio Frias de Oliveira, "publisher" do Grupo Folha, recebe hoje o prêmio Personalidade da Comunicação 2006. O prêmio será concedido pelo 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. O encontro é organizado pela Mega Brasil, empresa que edita a publicação "Jornalistas & Cia.", dirigida a profissionais da mídia.
Frias de Oliveira será homenageado pela capacidade de gerir empresas de mídia em que a independência financeira garante a independência editorial, segundo o jornalista Eduardo Ribeiro, um dos diretores da Mega Brasil.
"Em jornal você só tem independência se tiver independência econômica. Frias é um dos empresários que mais trabalham por essa idéia", afirma Ribeiro.
A trajetória de Frias de Oliveira como "publisher" na Folha ilustra, segundo o jornalista, a sua preocupação com independência editorial. Nascido em 1912, na cidade do Rio de Janeiro, Frias alterou os rumos de suas atividades empresariais ao adquirir o jornal em 1962, em sociedade com o empresário Carlos Caldeira Filho.
À época, a Folha era um jornal de porte médio e circulação regional. Hoje, a Folha é o jornal brasileiro de maior circulação e também o de maior penetração em outros Estados do país.
Frias saneou as finanças da Empresa Folha da Manhã, abriu as páginas do jornal para colunistas de variadas tendências políticas nos anos 70 e conduziu o intenso processo de renovação do jornalismo da Folha nos anos 80. O jornal então reafirmou formalmente seu compromisso com o apartidarismo e o pluralismo, apoiou a campanha das Diretas-Já e tornou-se líder de mercado.
O Grupo Folha edita os jornais Folha, "Agora São Paulo" e "Valor Econômico" (em parceria com as Organizações Globo). Há dez anos, criou o UOL, o maior portal de internet em língua portuguesa, que controla em sociedade com a Portugal Telecom.
Ribeiro diz que concebeu o prêmio Personalidade de Comunicação com o fim de "homenagear os grandes protagonistas da imprensa brasileira". "Havia prêmio para jornais e para jornalistas, mas não para as pessoas que decidem os rumos da imprensa", conta.
A entrega do prêmio ocorrerá a partir das 19h30, durante o 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, no Centro de Convenções Rebouças, na zona oeste de São Paulo. A cerimônia será só para convidados e participantes do congresso. O tema central dos debates deste ano será "A Comunicação Corporativa e a Empresa do Futuro - Mapas da Estrada". Jake Siewert, vice-presidente de Comunicação Global da Alcoa, dará uma das três conferências internacionais.
Nas edições anteriores, o prêmio Personalidade da Comunicação foi entregue a Roberto Civita, da editora Abril, a Ruy Mesquita, de "O Estado de S. Paulo", e a Mino Carta, da "Carta Capital".


Texto Anterior: Escândalo do mensalão/Hora das conclusões: Câmara pode absolver hoje 10º mensaleiro
Próximo Texto: Eleições 2006/presidência: Confronto de marqueteiros revela divisão entre tucanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.