São Paulo, quinta-feira, 03 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em português com sotaque, papa saúda brasileiros em Roma

Líder católico pede proteção para conferência com bispos, que será realizada no Brasil, e espera estimular "seguidores de Cristo"

Bento 16, ao saudar brasileiros na Itália, cita visita que fará na semana que vem e se refere ao país como uma "grande nação"


DA REPORTAGEM LOCAL

Bento 16 pode não ser tão "pop" como o antecessor, João Paulo 2º, mas deu uma amostra ontem de que sabe provocar alguma empatia nos fiéis.
Com um português carregado de sotaque, o papa saudou, sob chuva, os peregrinos brasileiros que estavam no Vaticano.
"Sem esquecer os demais peregrinos presentes de língua portuguesa, dirijo uma particular saudação aos membros da paróquia São José de Cerquilho, no Estado de São Paulo, e da Família Franciscana do Brasil, quase às vésperas da minha tão esperada viagem pastoral a essa grande nação", afirmou.
A paróquia citada fica na cidade de Cerquilho (140 quilômetros da capital paulista). A Família Franciscana do Brasil é uma organização que reúne congregações, mosteiros e ordens fiéis aos ensinamentos de São Francisco de Assis e Santa Clara. Os presentes no encontro eram religiosos brasileiros provenientes das mais diversas linhas que seguem esses santos.
Durante a saudação, o papa foi interrompido pelos fiéis, em uma amostra do que deve encontrar durante sua passagem pelo país, entre os dias 9 e 13 deste mês. Eles entoaram uma canção e depois mostraram a bandeira do Brasil de uma maneira quase futebolística ao pontífice -que sorriu.
Toda quarta, Bento 16 atravessa a praça São Pedro de papamóvel no meio dos fiéis e ministra uma aula pública.
Quando a lição termina, o líder católico faz uma curta saudação a cada grupo de peregrinos. Quem quiser ter o nome de sua organização citada pelo papa na língua do país de origem deve informar ao Vaticano.
Segundo a Santa Sé, o intelectual e fã de Mozart tem atraído mais fiéis às quartas que João Paulo 2º -mesmo este último tendo o carisma do ator que fora na juventude.

Língua
Após a interrupção, o papa elencou sua programação no Brasil. Disse que vai se encontrar com os jovens no estádio do Pacaembu, no dia 10, e depois vai canonizar frei Galvão, no dia 11. Sempre em português. Além do alemão, sua primeira língua, ele é fluente em italiano, inglês, francês, espanhol e latim. Também se comunica em polonês e grego. O papa falará em português no país.
Também discorreu sobre a ansiedade em abrir a 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, em 13 de maio, na cidade de Aparecida (SP). Este evento será precedido por uma missa campal com o papa e congregará bispos de toda a América Latina e tem o objetivo de aprumar os rumos da igreja na região. Diante da dimensão do encontro, o papa pediu a benção: "Vamos nos encomendar à proteção de Nossa Senhora pelo sucesso desse evento de grande importância".


Texto Anterior: Campo minado 2: Sem-terra é morto durante invasão de fazenda no Pará
Próximo Texto: Bento 16: TVs não poderão usar helicópteros em passagens do papa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.