São Paulo, sábado, 03 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartórios promovem plantão para tirar títulos

AFONSO BENITES
DA REDAÇÃO

Cartórios eleitorais de 17 capitais dos Estados e das principais cidades do interior do país estarão de plantão neste fim de semana para atender as pessoas que queiram tirar a primeira via do título de eleitor ou requisitar a mudança de domicílio eleitoral. O prazo para fazer o documento ou pedir a transferência termina na próxima quarta-feira (7).
O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas nos últimos dias do fim do prazo. Nas cidades onde não haverá plantão no fim de semana, os cartórios se comprometeram em ampliar o horário de atendimento dos eleitores entre os dias 5 e 7.
"Nesse período há um número crescente da procura. O grande nosso trabalho é para que os eleitores procurem os cartórios eleitorais o quanto antes. Dessa forma evitam tumulto", alertou o juiz e assessor da presidência do TRE-SP, José Joaquim dos Santos.
Conforme os Tribunais Regionais Eleitorais, as capitais onde haverá plantões são Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Belo Horizonte, Salvador, Natal, São Luiz, Fortaleza, Belém, Palmas e Rio Branco.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para as pessoas com idade entre 18 e 70 anos e facultativos para os analfabetos, para jovens entre 16 e 17 anos e para os idosos com mais de 70 anos.

Números
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nos três primeiros meses deste ano 545.618 pessoas tiraram o título de eleitor em todo o país.
A quatro dias para o fim do período para requisitar o documento ou pedir a transferência de domicílio eleitoral, a expectativa dos Tribunais Regionais é que a procura aumente nos próximos dias.
Nem os TREs, nem o TSE fazem uma estimativa de quanto deve ser esse aumento.
Só no município de São Paulo, por exemplo, entre os dias 15 de março e 15 de abril cerca de 150 mil pessoas procuraram uma das 57 zonas eleitorais espalhadas pela cidade para retirar a documentação, conforme o setor de estatísticas do TRE de São Paulo.
O número é superior à procura nos meses de janeiro- quando 136 mil novos eleitores se cadastraram- e fevereiro- cerca de 100 mil.


Texto Anterior: Curitiba: PSDB quer ampla aliança para bater o PT no 1º turno
Próximo Texto: Ministro leva 5 assessores e sogros a feira de TV nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.