São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Carro-bomba




Já foi a manchete de papel ontem no "New York Times", sem foto, e no "NY Post", ao lado. No primeiro, "Carro-bomba provoca a evacuação do Times Square" e "Obama é alertado". O texto da manchete do "NYT" ouviu, entre outros turistas, a brasileira Fabyane Pereira, que não se assustou e já promete voltar à cidade. "Estou triste pela América. Estou do lado do cara de vocês" (your guy's side).
O site do jornal evitou destacar a suposta vinculação com o Taleban e fechou o dia dizendo que um vídeo abriu caçada por "homem branco de 40 anos". O site do "NYP" entrou pela noite com a manchete "Polícia diz que não há ligação com Taleban".
Na submanchete on-line do "NYT", já ontem, um perfil do vendedor de camisetas que avisou a polícia sobre o carro. No enunciado, "Herói".




CHINA E RÚSSIA APOIAM
Fechando a semana, em despacho das Nações Unidas, em Nova York, a Reuters destacou que "Rússia e China querem dar tempo a Brasil e Turquia" para negociações com o Irã. Os dois membros permanentes do Conselho de Segurança "estão prontos para dar a brasileiros e turcos o tempo de que precisarem para intermediar um acordo". No jornal "Zaman", com eco pelas agências, o porta-voz da chancelaria turca, citando Rússia e China, afirmou que "não são só Turquia e Brasil que acreditam que ainda há uma oportunidade para diplomacia".



COPA, PETROBRAS E EMBRAER

bbc.co.uk
A correspondente da BBC visitou o "espetacular pavilhão brasileiro" na Expo Mundial de Xangai, aberta no sábado. Com vídeos por todo lado, explora futebol e o dia-a-dia de quatro brasileiros, um deles trabalhador da indústria de petróleo, outro na indústria aeronáutica. E busca mostrar "aos chineses a diversidade" étnica do país.



BRASIL À VENDA
No alto da home do "Financial Times", "Norsk Hydro fecha com Vale por US$ 4,9 bilhões".
A empresa sueca "comprou os ativos de alumínio" da ex-estatal brasileira e passa a controlar a Paragominas, "a terceira maior mina de bauxita do mundo" e a refinaria de alumina Alunorte, "a maior do mundo". E o "Barron's", jornal dominical do "Wall Street Journal" voltado a aplicações, alerta que a estatal paulista Sabesp "é o meio barato" de entrar no Brasil e no "mercado global de água".



MICROSOFT QUER BRASIL
Steve Ballmer, o presidente da Microsoft, atravessou a semana no Brasil para lançar nova versão do Messenger, com software baseado em "nuvem" e voltado a Facebook e outras redes sociais, mas não Orkut, que é do Google. Entrevistado na Globo News, afirmou que o Brasil será o terceiro maior mercado de PCs no mundo em três anos, ultrapassando Japão e Alemanha.
E ele foi à Cidade Universitária "discutir o desenho de uma grande parceria entre a USP e a Microsoft Brasil", como destacou o site da reitoria.

MAS TEM O GOOGLE

veja.abril.com.br
Na capa da nova edição da revista "Veja", a longa reportagem "A língua do Google", sobre o Google Tradutor, descrito como o "sistema mais eficiente" de tradução via internet. O Blue Bus linka a capa e questiona: "Exagero?"

PARA A FRENTE
O site de mídia TechCrunch destacou a viagem de uma correspondente ao Brasil, identificando uma explosão de pequenas agências de publicidade on-line e dizendo que podem dar "a resposta" para um setor em crise com o avanço da internet. Detalha duas delas, a carioca Biruta e a paulistana Boo-box.

PARA A HISTÓRIA
A coluna Radar, da "Veja", informou que, "faltando dez capítulos para terminar, 'Viver a Vida' entrará para a história como o mais baixo ibope para uma novela das oito desde que a Globo é a Globo". A audiência média, até o fim da semana passada, não teria ultrapassado "modestos 38 pontos".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Seminário discute liberdade de expressão
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - José Luiz Datena: Em fase política, Datena elogia Serra, mas vota em Dilma
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.