São Paulo, domingo, 03 de junho de 2001

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OUTRO LADO
Ministério diz usar estratégia desde 1997

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o merchandising em programas populares da TV vem sendo usado nas campanhas de prestação de serviços promovidas pela pasta desde 1997.
Segundo o ministério, essa fórmula é ""eficiente" para atingir o público, em especial, quando trata-se de ""sensibilizar a população para a adoção de um determinado comportamento".
""A credibilidade do programa ou do personagem com o seu público é agregada à informação a ser transmitida, acelerando sua assimilação", afirmou João Roberto Vieira da Costa, chefe da assessoria de comunicação do ministério, em nota enviada à Folha.

Custo/benefício
Na avaliação de Costa, o merchandising também apresenta como vantagem uma melhor relação custo/benefício.
Ele cita como exemplo o tempo utilizado durante a novela ""Porto dos Milagres" para a divulgação da Campanha Nacional de Diabetes.
""Os seis minutos [usados no merchandising" equivalem a 12 inserções de um comercial de 30 segundos. O custo dessas 12 inserções, no mesmo horário, seria uma vez e meia a mais do que o ministério aplicou", declarou o assessor na nota.
A novela "Porto dos Milagres, que vai ao ar em horário nobre na televisão (por volta das 21h), no mês de março, teve uma média de 43 pontos de audiência.
Cada ponto de audiência representa 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.

Rádio
De acordo com a assessoria do ministério, o custo de R$ 7,3 milhões da campanha de diabetes incluiu também propaganda veiculada em rádio, além de outdoors e cartazes espalhados por todo o país.
O objetivo do governo federal com o projeto, afirma a pasta, era alertar a população para a importância da detecção da doença em seu estágio inicial.
O Orçamento de publicidade da Saúde para este ano é de R$ 50 milhões.



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