UOL

São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPERAÇÃO SOCIAL

Segundo Ciro, órgãos vão gerir programas no Norte e no Nordeste

Sudam e Sudene coordenarão projetos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, afirmou ontem que os projetos sociais em vigor no país, inclusive o Fome Zero, passarão a ser coordenados, nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente pelas novas Sudam (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia) e Sudene (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste).
Segundo ele, os programas não serão retirados de seus respectivos ministérios: o papel da Sudam e da Sudene será o de "produzir uma base de dados, fazer o planejamento, identificar carências, coordenar o que está sendo feito e demandar o que falta fazer".
"A Sudene não será executora, mas articuladora, supervisionadora, avaliadora de tudo o que acontecer na região, de todos os programas, sem tirá-los de onde estão", disse o ministro, em Fortaleza, durante palestra sobre a reestruturação do órgão.
De acordo com Ciro, os novos órgãos servirão de "instrumento para articular todas as políticas" de instâncias federais, estaduais e municipais, "para que haja um esforço articulado, coordenado, que dê maior resultado aos recursos empatados."
A Sudam e a Sudene foram extintas no ano passado, após sucessivas denúncias de desvio de recursos de seus projetos. No lugar delas, foram criadas duas agências, a Adene e a ADA.
(KAMILA FERNANDES)


Texto Anterior: Outro lado: Advogado diz que parecer contraria a jurisprudência
Próximo Texto: Cúpula de Evian
G8: Câmbio instável preocupa os países ricos

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.