São Paulo, quarta-feira, 03 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Made in China"

Rick Wilking/Reuters
Do "NYT" ao "China Daily", a mesma foto para o ícone Americano

O "New York Times" trazia à noite, em manchete, as boas novas sobre General Motors e Ford, "o melhor mês em vendas no ano", em maio.
Logo abaixo, porém, "Empresa chinesa compra Hummer". No "Financial Times", a venda da "marca da GM" para a chinesa Sichuan era até manchete. Versão civil do Humvee, o utilitário que simboliza a força militar americana em Hollywood, o Hummer acabou se tornando símbolo do fracasso da indústria automobilística, por seu preço e consumo elevados. Foi eleito, na mídia setorizada, um dos responsáveis pela concordata da GM.
O "China Daily", de sua parte, trazia na manchete on-line a promessa da GM de não vender as operações no país _como se destacava também no Brasil. Logo abaixo, a venda do Hummer. A GM ainda "busca comprador para Saturn e Saab", anuncia o "FT", a quem interessar.

SUPERCOMPETITIVO
Em meio às notícias sobre a GM, um leitor postou em comentário no blog de Luis Nassif a sugestão:
"Se juntarmos Fundição Tupy, Randon, Baterias Moura, Weg para motores elétricos e mais algumas fornecedoras brasileiras, talvez com sistemas de distribuição internacional como a Marcopolo, e mais 40% do BNDES, poderíamos construir uma empresa supercompetitiva".

MAL INFORMADO
O "Wall Street Journal" deu editorial criticando o governo Obama por querer agora, além dos subsídios atuais ao etanol de milho, como a tarifa do etanol de cana, aumentar a mistura à gasolina. Por aqui, por outro lado, o blog de Reinaldo Azevedo criticou o "mal informado" Bill Clinton, que cedeu aos argumentos ambientais contra o etanol do Brasil, em palestra no evento do lobby da cana paulista.




SOJA, A EXPLOSÃO
O "FT" adiantou ontem e publica hoje o alerta "Risco de alta explosiva nos preços da soja". É a previsão para este meio do ano, devido à "forte demanda da China", cujas importações aumentaram 36,2% nos primeiros quatro meses do ano. Por outro lado, a Argentina, terceiro maior produtor, enfrenta "redução dramática na capacidade de exportação". Daí por que "o mercado está em missão de reconhecimento", no momento.



PARA O BANCO MUNDIAL?
foreignpolicy.com
Lula posa na "Foreign Policy"


A "Foreign Policy" iniciou o jogo há duas semanas, com texto sobre a possibilidade de Lula ser presidente do Banco Mundial em 2011. A nova edição da "Exame" acrescenta que "representantes do presidente americano teriam consultado informalmente pessoas próximas a Lula para saber qual seria a reação do brasileiro a um convite". Os EUA, maior acionista, dominam a instituição financeira multilateral sediada em Washington.
Ontem também, o britânico "Guardian", o espanhol "El País" e outros traziam enunciados como "Obama quer que Lula seja o próximo presidente do Banco Mundial". O Planalto diz que é só "rumor".

FORTE
A Reuters despachou que o secretário do Tesouro dos EUA, ao ser questionado na China pelo primeiro-ministro Wen Jiabao, respondeu que Pequim "pode dormir em paz com seu grande volume de dívida do Tesouro" porque Washington se compromete a "manter o dólar forte".

SUPERSOBERANO
Ontem também, a Rússia espalhou que o encontro de cúpula dos Brics, no fim do mês, "pode discutir a criação de moeda supersoberana". O secretário do Tesouro dos EUA reagiu dizendo acreditar que, para a China, o dólar será "a principal moeda de reserva por muito tempo".



BUSCAS LÁ E CÁ
AFP


FAB


Por "Le Monde", "Le Figaro", "NYT", "WSJ", a foto dominante nas páginas iniciais, das buscas, foi da France Presse. Por aqui, em sites como UOL e Agência Brasil e noticiários como o "Jornal Nacional", a imagem recorrente foi o mapa distribuído pela Força Aérea Brasileira, localizando os destroços do voo AF-447.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Saúde: Operação de Roseana em SP é antecipada
Próximo Texto: Juiz afasta superintendente do Incra em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.