São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Alckmin e Kassab disputam AMAs

Projeto do ex-prefeito Serra em 2005 vira 1º alvo de troca de farpas entre tucano e democrata em SP

"São da nossa gestão", disse Kassab; no livro "Cidade Limpa", secretário do prefeito escreve que o nome AMA foi idéia de Alckmin


JOSÉ ALBERTO BOMBIG
FERNANDO BARROS DE MELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma amostra de que o histórico entendimento entre democratas e tucanos poderá sair abalado da campanha eleitoral deste ano, Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM) disputaram ontem a paternidade de uma das vitrines da atual administração da capital paulista, as AMAs (Assistência Médica Ambulatorial).
Após participar de um evento em um instituto do PSDB ontem, em São Paulo, Alckmin voltou a reivindicar para os tucanos a autoria do projeto: "Vamos reavivar um pouco a memória dele [Kassab]. As AMAs foram criadas quando eu era governador do Estado [em 2005] e o prefeito era José Serra (PSDB) [de quem o democrata era vice até 2006]".
Momentos antes, Kassab havia afirmado sobre o mesmo tema: "Não [foi ele]. As AMAs são uma criação da nossa gestão", disse o prefeito após a inauguração da 107ª unidade na Mooca, zona leste da cidade As AMAs são pontos de atendimento intermediários entre os postos de saúde- Unidades Básicas de Saúde- e os hospitais. Dispõem de especialistas e realizam pequenas cirurgias e procedimentos.
"Alguns têm enorme dificuldade em reconhecer o que foi feito anteriormente", afirmou o ex-governador ontem. As AMAs não apareciam com este nome no programa de governo de Serra, quando foi candidato à prefeitura, em 2004. Em 2006, após Serra inaugurar unidades sozinho, o então governador, Alckmin, reclamou a interlocutores que o colega ficaria sozinho com os possíveis ganhos políticos das AMAs. Serra e Alckmin disputaram a indicação do PSDB à presidência em 2006.
Agora, a disputa pelos possíveis benefícios ocorre entre Kassab e Alckmin. No livro "Cidade Limpa", sobre o principal projeto da gestão Kassab, o jornalista Leão Serva, secretário de Comunicação da prefeitura, escreve: "Parceiro do município na implantação das novas unidades, o então governador Geraldo Alckmin, que é médico, sugeriu a sigla AMA".
Segundo aliados de Serra, no entanto, a idéia nasceu durante a campanha de 2004, ainda que sem o nome. Após ser eleito, Serra decidiu apostar no projeto e chegou a definir uma meta.


Colaboraram ANA FLOR e EVANDRO SPINELLI , da Reportagem Local, e a Folha Online


Texto Anterior: Janio de Freitas: A lei bêbeda
Próximo Texto: Memória: Missa de 7º dia de d. Dagmar acontece hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.