São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

EUA e o apoio específico

A home do "New York Times" deu como enunciado "Reféns na Colômbia são resgatados" e, abaixo, "Funcionários dizem que EUA estavam envolvidos no resgate, que libertou Ingrid Betancourt e três americanos". Só foi mencionar a ação dos "comandos colombianos, segundo reféns e autoridades colombianas", na reportagem. Ainda assim, sublinhou que "os EUA estiveram envolvidos no planejamento da operação e providenciaram "apoio específico", de acordo com a Casa Branca", que evitou "descrever a natureza do apoio". O porta-voz de George W. Bush afirmou que o almirante James Stavridis, que chefia o Comando Sul, voltado à América Latina, tomou parte do "planejamento". E que Bush "foi mantido informado do planejamento" e depois ligou ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e o congratulou como "um líder forte".



À OPINIÃO PÚBLICA
youtube.com/user/eltiempotv
A emissora City TV, do "El Tiempo" de Bogotá, interrompe programação para o anúncio do resgate
O ministro de defesa entrou ao vivo na TV colombiana para "comunicar à opinião pública nacional e internacional o seguinte: em operação planejada e executada por nossa inteligência militar, foram resgatados Ingrid Betancourt, os três soldados norte-americanos e 11 membros de nossa força pública". Os sites do colombiano "El Tiempo" e dos franceses "Le Monde" e "Le Figaro" reproduziram o teor e o tom -além do vídeo, "incorporado" do YouTube.



POR QUE, JOHN MCCAIN?
LM Otero/AP/nytimes.com
McCain posa ontem em um barco das forças de segurança da Colômbia
Antes do anúncio do resgate, a home do "Washington Post" perguntava, no alto: "Por que John McCain está na Colômbia?". E descrevia como o candidato republicano, ontem no "Good Morning America", "se mostrou defensivo", correndo a "se explicar". Segundo o "NYT", ele passou a noite na casa do presidente Álvaro Uribe em Cartagena. E amanheceu nos sites, em foto num barco militar, elogiando o "progresso substancial" do Plano Colômbia.



KARL ROVE, O RETORNO
A manchete no site do "NYT" e de outros, ontem ao longo do dia inteiro, foi para John McCain e sua decisão de mudar a cúpula da campanha. Entra como chefe, agora, Steve Schmidt, marqueteiro que estava também no comando da campanha de reeleição de George W. Bush, "trabalhando diretamente com Karl Rove". A escolha "é só o sinal mais recente da influência crescente" do grupo de Rove, ele que "ofereceu conselhos nos últimos dias".



O PODEROSO
nytimes.com
Nem resgate nem McCain. A manchete do dia para Drudge Report, Huffington Post e outros foi o perfil que o "NYT" adiantou ontem. É de Rush Limbaugh, célebre radialista, de contrato novo (US$ 400 milhões) e confirmando que vai, sim, combater Obama



DONA RUTH
Rooswelt Pinheiro/nytimes.com
Larry Rohter deixou por um dia a cobertura de McCain e Obama e escreveu no "NYT" o obituário de "Dona Ruth", como chama a "antropóloga que fez carreira como uma das intelectuais e feministas mais respeitadas do Brasil antes de relutantemente se tornar sua primeira-dama"

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Índios dizem que papa apóia demarcação
Próximo Texto: Imprensa: Juiz do Piauí extingue ação de fiel da Universal contra a Folha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.